LIDERANÇAS SE UNEM POR MELHORIAS NO PRESÍDIO

[b]Em encontro na Secretaria de Segurança Pública, lideranças políticas e comunitárias da região apresentaram suas reivindicações Secretário Benedet vem a Jaraguá no dia 20 e espera um projeto mais detalhado Presidente da Câmara, vereadora Natália Petry, sugere um projeto amplo de modernização que priorize o trabalho e o ensino dos detentos[/b]

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bd4940d2-0282-a82e.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bd4940d2-0253-df60.jpg[/img]

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, agendou visita a Jaraguá do Sul para a próxima quarta-feira, 20 de janeiro, para cumprir pelo menos três compromissos – a inauguração oficial das câmeras de segurança que estão em funcionamento desde o ano passado, a entrega de viaturas e uma visita ao presídio regional. Lideranças políticas e comunitárias da região pretendem aproveitar a visita para apresentar um projeto mais detalhado de modernização e de melhorias do presídio regional.
A visita foi decidida por Benedet em reunião realizada na tarde de terça-feira, na Capital, quando o secretário recebeu em seu gabinete uma comitiva de lideranças políticas e comunitárias de Jaraguá do Sul, que foi reivindicar melhorias para a segurança pública na região, motivada por rebelião registrada no último dia de 2009 – a segunda na história do presídio que tem 13 anos – e a superlotação que faz com que 324 presos vivam aglomerados em um espaço construído para apenas 76. O presídio tem 38 celas para dois presos, mas hoje são seis em cada uma.
A reunião foi agendada pelo deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), que vem dando atenção especial a situação e pedindo apoio do governo do Estado, e foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, e pela presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, a professora Natália Lúcia Petry (PSB), o secretário da mesa diretora, Francisco Alves (PT), o segundo secretário, Amarildo Sarti (PV), mais os vereadores Jaime Negherbon (PMDB), Justino da Luz (PT) e Isair Moser (PR), entre outras lideranças representando a pastoral carcerária, a União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam) e o Centro dos Direitos Humanos (CDH).
As principais reivindicações do grupo, tiradas em reunião realizada no dia 5 na Escola Luiz Gonzaga Ayroso e apresentadas ao secretário, são em relação à necessidade de transferência para uma penitenciária de pelo menos parte dos 207 presos já condenados que permanecem no presídio. Apesar de o pedido de transferência dos condenados para reduzir a superlotação, a direção admite que os presos problemáticos não estão entre os condenados. As lideranças também pediram ampliação das instalações atuais, a construção de guarita e muro e mais efetivo policial na cidade.
Benedet lembrou que o atendimento a algumas destas reivindicações é de sua pasta, mas outras são de competência da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, de onde recebeu a informação de que imediatamente serão transferidos 20 presos de Jaraguá do Sul e até o final de fevereiro mais 50. Ele também deu liberdade ao diretor interino do presídio para que o mesmo escolha os presos que serão transferidos, priorizando os mais problemáticos e que podem incentivar os outros a se rebelaram.
Apesar de um pouco aliviado com a informação das transferências, que duram em média 30 dias, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jaraguá 84, Adilson Braun, pediu que as mudanças fossem permanentes, pois está bastante preocupado com a segurança da comunidade, assim como o presidente do bairro Jaraguá 99.
O secretário tranqüilizou os líderes comunitários argumentando que este tipo de transferência, apesar de paliativo, resolve muitas questões de comportamento, pois os detentos não gostam de se afastarem de suas famílias e do grupo. Ele também argumentou que ao contrário do que possa parecer, comunidades que ficam no entorno de presídios têm mais segurança, pois há maior policiamento.
O secretário também informou que a cidade deve receber mais policiais civis a partir de março, quando uma nova turma que está em treinamento vai se formar. Da mesma forma, ele acredita que possa também em março instalar a Delegacia da Mulher.

[b]IDEIA É ATRAIR NOVAS EMPRESAS[/b]

A delegada e chefe de gabinete da Prefeitura, Fedra Konell, também pediu ao secretário que veja a viabilização de um convênio com o governo do Estado e a Eletrosul, que poderá permitir a construção de um galpão dentro da área do presídio para que os detentos possam trabalhar na fabricação de blocos de concreto, pois da forma que está sendo feito hoje é bastante precária. Fedra mostrou fotos em que a Prefeitura fez uma terraplanagem na área e diz que há disposição de uma parceria para o incentivo de que novas empresas se instalem novamente no presídio ou usem a mão-de-obra dos detentos.
Propondo maior objetividade em relação aos diversos pedidos, a vereadora Natália sugeriu que o grupo volte a se reunir em Jaraguá do Sul e no próximo encontro apresente ao secretário um projeto mais amplo e concreto de modernização do presídio. Este projeto, lembra Natália, não tem o objetivo de ampliar o número de vagas, mas de dar condições de estudo e trabalho para os detentos, para que ao mesmo tempo em que eles pagam suas penas estejam se preparando para ter melhores condições de socialização quando deixarem o presídio.
“Não quero ser utópica, mas alguém precisa iniciar este debate e lembrar que não queremos mais presídios, mas sim investimentos em educação para que no futuro tenhamos menos pessoas nos presídios”, apelou a vereadora.

Jornalista responsável: Rosana Rodrigues Ritta