O Plenário da Câmara Mirim aprovou na manhã dessa quarta-feira (14) um requerimento que pede ao secretário municipal de saúde Rogério Luiz da Silva informações sobre a fila de espera para procedimento de reconstrução mamária em Jaraguá do Sul. O texto é de autoria da vereadora mirim Laura Güths, da E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch, e aponta para a necessidade da operação para pacientes que passaram por mastectomia, uma forma de prevenção ao câncer de mama que consiste na retirada das glândulas mamárias.
“É inaceitável que em pleno 2025 tantas mulheres vêm sendo obrigadas a conviver com as marcas físicas e emocionais por falta de acesso de um direito garantido pelo SUS”, declarou Laura na tribuna durante a discussão. “Estamos falando de histórias. Estamos falando de mães, filhas, esposas e profissionais que merecem respeito, atenção e cuidado. Lutar pela retomada dessas cirurgias é lutar por justiça, por saúde e por empatia”, manifestou a jovem parlamentar.
Güths garante que duas leis federais (12.802/2013 e 13.770/2018) asseguram o procedimento de reconstrução imediata, de forma completa e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sempre que possível. Ela também argumenta que a reconstrução mamária é um passo importante na recuperação física e emocional das mulheres que passaram por tratamento de câncer, e que há relatos de longa espera para a conclusão do procedimento.
Por isso, a jovem parlamentar pede informações sobre a média de tempo para a cirurgia, qual o número de pacientes na fila atualmente, se existem convênios com hospitais para atendimento da demanda e se há previsão da ampliação da oferta de cirurgias.
“Essas informações são essenciais para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e para o acompanhamento da garantia dos direitos das cidadãs jaraguaense”, afirma Laura.
O documento agora depende de resposta do Executivo. As informações serão apreciadas, então, pelos vereadores mirins, assim que recebidas.