O uso excessivo de telas e por crianças e adolescentes será tema de uma audiência pública promovida pela Câmara Mirim de Jaraguá do Sul às 8h30 desta quarta-feira (12). O objetivo do evento, que é aberto ao público, é analisar prejuízos e discutir soluções para a exposição prolongada a dispositivos como celulares, tablets, computadores e televisores por jovens.
A realização da audiência partiu de um requerimento de autoria do mirim João Victor dos Santos Machovski (E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso), aprovado em abril desse ano. No documento, o jovem parlamentar cita estudos que associam o uso excessivo de eletrônicos a problemas como sedentarismo, distúrbios do sono, déficit de atenção e transtornos de ansiedade e depressão.
“Estudos recentes apontam que o tempo excessivo de exposição às telas pode interferir no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes, comprometendo habilidades sociais e o rendimento escolar”, argumenta Machovski.
A psicóloga Ana Raquel Rodrigues Klippel, supervisora do CAPS-I, a assistente social Juliana Francine Maba Ramos, a professor Fernanda Cardoso Mariano e a psicóloga Gabriela Inthurn estarão presentes no plenário para prestar esclarecimentos e esclarecer dúvidas dos mirins e da comunidade.
A expectativa é que a audiência promova a realização de documentos e encaminhamentos que promovam políticas públicas, de forma que haja um equilíbrio entre o uso de telas e outras áreas essenciais para o desenvolvimento cognitivo e psicológico da juventude jaraguaense.
Os munícipes poderão acompanhar os trabalhos na sede do Legislativo, na Rua dos Imigrantes, nº 500, Bloco K (anexo à CatólicaSC), bairro Rau. O evento também será transmitido pelo canal da TV Câmara Jaraguá no YouTube e pela página oficial no Facebook.