Vereadores mirins jaraguaenses tomam posse e elegem Mesa Diretora

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul da 12a legislatura tomaram posse de seus cargos na tarde desta quarta-feira (16). A sessão ocorreu no auditório do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, no bairro Rau, e contou com a presença, além dos vereadores jaraguaenses, do vice-prefeito do município Jair Franzner, da secretária de Educação Ivana Atanásio Dias, do coordenador regional de Educação de SC, Fernando Alflen, do comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Guaramirim, Osvaldo Barbosa, e do promotor de Justiça Aristeu Xenofontes Lenzi.

Sob os olhares atentos de seus pais e de alunos da Escola Julius Karsten, que também estavam presentes na solenidade, os jovens parlamentares assinaram o termo de posse e fizeram o seu juramento de respeito ao Regimento Interno Mirim e ao mandato a eles conferido. A recém empossada Eduarda Cristina Benkendorf (E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler) fez um discurso sobre o momento e ressaltou o papel que ela e seus colegas terão que desempenhar ao longo do ano. “É uma grande oportunidade para nós, hoje tão nervosos e ansiosos com nossa responsabilidade. Todos nós temos um papel importante a ser elaborado e realizado diante dos olhos de todos. Procuraremos não decepcionar nossas famílias e escolas das quais fazemos parte”, frisou.

O auditório da Católica de SC recebeu um grande público para prestigiar a ocasião

O presidente do Legislativo adulto, vereador Jair Pedri (PSD) se mostrou feliz com a retomada completa dos trabalhos do Programa, já que em 2020 e 2021 eles foram bastante afetados por conta da pandemia de coronavírus. “Vai fazer com que a nossa juventude, os nossos adolescentes, participem do processo legislativo e vejam a importância que ele tem em uma cidade. É um belíssimo projeto, eu estou muito feliz e muito contente com a retomada da Câmara Mirim de nossa cidade”, destacou.

Logo após a solenidade, os vereadores mirins realizaram a eleição da Mesa Diretora. Por ser a mais velha, a estudante Gabriela Vitoria Güths (E.M.E.B. Machado de Assis) foi a responsável por conduzir a votação. Todavia, ela também irá comandar as sessões ordinárias nos primeiros seis meses de 2022, pois foi eleita a presidente mirim do primeiro semestre. Além dela, a mirim Eduarda Cristina Benkendorf (E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler) foi eleita vice-presidente, Bruna Lazzarotto Silva (E.E.B. Julius Karsten) será a 1a secretária e Elisa Amorim, a 2a secretária. Serão essas meninas que terão a responsabilidade de guiar os trabalhos do parlamento mirim jaraguaense no primeiro semestre deste ano.

À esquerda no centro, Gabriela Güths, e à direita no centro, Eduarda Benkendorf. Na ponta esquerda Elisa Amorim e na ponta direita Bruna Lazzarotto Silva.

Ao final da sessão, emocionada, Gabriela Güths disse que o momento foi muito importante para ela, fato que pôde ser comprovado por conta dos seus olhos vermelhos e cheios de lágrima. “A votação pra mim também foi muito importante porque desde quando eu quis entrar no Programa Vereador Mirim, há bastante tempo, eu sempre sonhei em ser a presidente da Câmara Mirim. Quando eu vi meus concorrentes, eu pensei ‘ah, não vai ter como eu ganhar’. Aí eu fui lá e ganhei. Então, assim, batalhe pelos seus sonhos, um dia você vai conseguir”, afirmou.

A mãe de Gabriela, Idanir Güths, também esteve na sessão e assistiu a sua filha ser eleita presidente. Ela afirmou que a apoiou desde o início, quando Gabriela decidiu se inscrever no Programa, ajudando, inclusive, na elaboração do projeto pedido pela escola no processo de eleição. “Incentivamos também para ela se candidatar como presidente. Ela tinha a vontade, mas não tinha a coragem. Quando ela disse que queria ser candidata, a gente simplesmente apoiou e disse que seria bom pra ela, para o aprendizado, e que ela teria compromissos e que teria que cumpri-los”, relatou.

Gabriela comanda os trabalhos da Casa de Leis Mirim até o dia 22 de junho, quando acontece a eleição da Mesa Diretora para o segundo semestre. A próxima sessão ordinária da Câmara Mirim vai ocorrer no dia 30 de março, às 14h30, com transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara Jaraguá do Sul.

Estes são os vereadores mirins de 2022:

VEREADORES UNIDADE ESCOLAR
Ana Luísa Batista Spengler Curso e Colégio Conexão