Acolhimento a órfãos que completam a maioridade é tema de moção

Abrigo Institucional Mônica Maria Franzner Lescowicz acolhe crianças e adolescentes no Centro da cidade Foto: divulgação/PMJS

O plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de apelo dos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB) e Jair Pedri (PSD) que pede à Prefeitura jaraguaense a implantação do Serviço de Acolhimento em República para pessoas entre 18 e 21 anos. O local seria utilizado por jovens que não conseguiram ser encaminhados para adoção ou não retornaram para sua família de origem e que precisam deixar os abrigos institucionais após completarem a maioridade.

O objetivo é que eles tenham um local onde morar, pelo menos até os 21 anos, e serem acompanhados por profissionais e equipe técnica ao invés de serem largados nas ruas. Com isso, eles poderiam continuar os estudos e buscar uma inserção no mercado de trabalho.

O vereador Luís Fernando Almeida ressalta que a ideia é que o Serviço de Acolhimento em República possa contar com as parcerias de instituições de ensino e empresas privadas que possam dar suporte aos jovens para que eles possam ter uma vida integrada na sociedade. O parlamentar lembrou da visita que a juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca do município, fez ao Legislativo jaraguaense, quando defendeu uma iniciativa do Poder Público que desse atenção a essa questão.

“Isso é para dar total suporte e cuidados necessários a esses jovens que estão aí completando os seus 18 anos”, frisou Almeida.

Na moção, os autores ainda afirmam que esses recém maiores de idade passam por insegurança sobre o futuro e que, geralmente, estão em situação de risco social e sem condições de se sustentar. Segundo eles, o Serviço de República apoiaria a construção e o fortalecimento de vínculos comunitários, a integração, a participação social e o desenvolvimento da autonomia.

Os jovens terão um tempo para estudar, se profissionalizar e conseguir se inserir no mercado de trabalho.

A moção foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (24) na Câmara Municipal e agora segue para o Executivo para que o prefeito José Jair Franzner possa analisar o apelo.

Sessão:

Sessão Ordinária - 24/05/2022