Almeida é eleito o mais jovem presidente da Câmara

Advogado, professor universitário, mestre em gestão em políticas públicas e de pulso firme. Este é o perfil do parlamentar Luís Fernando Almeida (MDB), novo presidente eleito da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul com mandato válido a partir de janeiro de 2023. Ele assume o cargo com 07 votos favoráveis, substituindo o parlamentar Jair Pedri (PSDB). Junto dele, vão integrar a mesa diretora do Poder Legislativo os vereadores Jair Pedri como vice-presidente, Jonathan Reinke como 1º secretário e o parlamentar, Anderson Kasnner como 2º secretário.

Almeida está em seu primeiro mandato como vereador e reforçou que o seu trabalho será pelo fortalecimento da Câmara, respeitando a democracia e tendo como o diálogo e a transparência um dos pilares de sua gestão.

De acordo com o presidente eleito, o objetivo é dar continuidade as ações iniciadas desde o início do mandato cobrando políticas públicas na educação, saúde, segurança, habitação e todas as áreas demandadas. “Meu empenho será pela união de esforços para que o Poder Legislativo e Executivo trabalhem de forma integrada a fim de que possamos entregar o melhor resultado com ações efetivas para a sociedade”, salientou.

O parlamentar chega à presidência com o objetivo de implantar uma produtiva e extensa agenda de atualizações em regimentos, resoluções e demais leis e procedimentos da Câmara. “Talvez um ano possa não ser o suficiente, mas a semente será lançada. Esta Casa tem o solo fértil e com certeza os frutos virão”, explicou.

Durante o seu discurso, Almeida lembrou a importância do papel dos vereadores de oposição, sendo fundamental para o alinhamento de um governo. Entretanto, alegou que, como presidente, irá respeitar o regimento interno e espera conduzir as sessões legislativas com debates inteligentes e sem ofensa moral.

“Irei utilizar o diálogo para construir e não o grito para destruir. Desde que o diálogo não seja um monólogo e exageros que saiam das quatro linhas do nosso regimento não serão tolerados”, frisou o parlamentar.

O perfil de liderança contribuiu para que Almeida fosse Líder de Governo e assumisse a presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Finanças e Orçamento. Ao ser eleito presidente da Câmara, o parlamentar deixará o comando das comissões e a liderança de governo. Segundo ele, mais de mil matérias foram analisadas enquanto estava à frente do colegiado. Ele deixará também o Conselho de Ética, promulgado desde março de 2021 e que foi de sua autoria.

Nova Mesa Diretora irá comandar a Casa de Leis a partir de janeiro de 2023 Foto: Tiago Rosário

Sede própria

A situação envolvendo a construção da nova sede do Legislativo jaraguaense também será uma das pautas que o novo presidente eleito pretende analisar com cautela. O Ministério Público de Santa Catarina apontou falhas estruturais no antigo prédio do Legislativo, na Av. Getúlio Vargas, no Centro, dando início a um Inquérito Civil para investigar o caso.

Este processo desenrola desde 2016 e, em junho de 2021, a Câmara foi notificada pelo MPSC para iniciar o processo de construção da sede própria. Atualmente, o Legislativo funciona em um espaço alugado na faculdade Católica, no bairro Rau, que recentemente sofreu forte abalo com a chuva, danificando diversos equipamentos da Casa e ocasionando um prejuízo ainda imensurável. “Com responsabilidade, coerência e diálogo com o MP, sociedade civil e demais vereadores, iremos dar uma definição acerca desse assunto”, comentou Almeida.

Trajetória política

De auxiliar de soldador à advogado e vereador, Luís Fernando Almeida teve uma carreira marcada por grandes conquistas e desafios. Com apenas 32 anos, o jovem político não imaginava o que o futuro lhe reservaria. Mas, sabia o caminho que precisava percorrer para escrever o seu próprio destino. “Durante toda a minha vida, nunca esqueci dos caminhos que percorri, pois eles foram fundamentais diante das adversidades superadas e vitórias alcançadas”, frisou.

Foi na época de líder de turma a Presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, que Almeida viu na política o poder de transformar a vida das pessoas. Representou os anseios da comunidade acadêmica e lutou por pautas fora do Câmpus quando promoveu manifestações e audiências públicas para lutar por reivindicações da população jaraguaense.

A força política e a capacidade de mobilização foram importantes para Almeida alcançar o sucesso na esfera pública e materializar em votos todo o trabalho desempenhado quando era Diretor de Habitação e do Procon de Jaraguá do Sul.

Quando estava à frente da Habitação, reestruturou todo o setor e foi responsável por entregar as primeiras escrituras de imóveis para famílias que estavam há mais de 30 anos esquecidas pelo poder público. Da mesma forma que quando Diretor do Procon, colocou o órgão como o segundo melhor do Estado com mais de 80% da resolução dos casos atendidos. Segundo ele, é por meio dessa justiça social que exerceu na atividade jurídica e na vida pública, que pretende levar para Presidência da Câmara Municipal. “Através desta forma de trabalhar, que mais de dois mil jaraguaenses me deram a chance de fazer uma política melhor. Com mais oportunidades, direitos e o resgate da cidadania”, salientou.