Ampliação de linha do transporte público é debatida no Legislativo

A vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) fez uma indicação pedindo que o Executivo providencie a retomada do transporte público, pela empresa concessionária do serviço, no percurso completo da linha 730, que liga o Morro Boa Vista ao Terminal Urbano. Na sessão desta terça-feira (19), ela afirmou que, antes da pandemia de Covid-19, os ônibus que trafegavam por essa linha seguiam até o final da Rua Domingos da Rosa e início da Estrada JGS 8453 – Hilda Spézia, que é um trecho íngreme de aproximadamente 1.500 metros e de difícil acesso. Porém, depois que um novo processo licitatório para contratação da empresa concessionária do transporte público urbano foi realizado, tudo mudou.

“Com a retomada do transporte público, o itinerário no bairro Boa Vista foi alterado, desassistindo os usuários: idosos, crianças, mães com crianças de colo, grávidas e deficientes que precisam subir e descer os 1.500 metros a pé”, explica a vereadora. Ela afirma que, a cada viagem, o ônibus permanece cerca de dez minutos parado em frente ao posto de saúde do Boa Vista aguardando os passageiros e indaga: “será que não conseguem fazer 1.500 metros a mais nesse tempo? Acho que todo mundo já subiu o Morro Boa Vista e sabe como ele é um morro difícil de subir”. Segundo a parlamentar, esses pedidos dos moradores jaraguenses são muito recorrentes entre os parlamentares.

Sirley Shappo (Novo) fez coro à reivindicação e reclamou da falta de informações sobre o corte de trechos no transporte público em Jaraguá do Sul. Ela questiona a redução de linhas em troca da redução do preço da passagem. “As pessoas do interior não vão mais ter ônibus? Para quê? Pra manter a passagem com o custo mais baixo? Acho que tem que analisar o custo-benefício, pois são essas pessoas que utilizam os ônibus”, aponta.

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) salientou que qualquer modificação ou ampliação nas linhas do transporte público para atender às demandas de uma parte da população vai impactar no preço do bilhete e que essa será uma escolha que a população tem que fazer. Porém, para ele, o problema é que “as mesmas pessoas que pedem ampliação de linha são as mesmas que vão criticar o valor da passagem ou um eventual repasse de recurso da Prefeitura para a empresa concessionária”.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 19/10/2021