Apelo para ampliar reabilitação infantil em Jaraguá do Sul é feito

Na sessão desta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção que apela ao Poder Executivo Municipal para a realização de termos de credenciamento para clínicas e entidades interessadas em desenvolver reabilitação para diversas modalidades, incluindo diagnóstico, reabilitação intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e estimulação precoce, entre outras.

A medida visa acabar com a fila de espera represada, atendendo à demanda municipal e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pais e crianças que necessitam desse tipo de atenção especializada. A moção leva em consideração o impacto significativo causado nas famílias que necessitam de reabilitação para essas modalidades, destacando que cada uma delas pede um tratamento profissional e uma série de cuidados que geram despesas aos seus familiares, muitas vezes vulneráveis financeiramente.

Atualmente, a cidade enfrenta uma média de 50 diagnósticos por mês, com uma fila de espera de mais de 700 crianças e munícipes. Além disso, há aproximadamente 200 crianças e moradores aguardando acompanhamento e tratamento após o diagnóstico. A matéria destaca também a importância da estimulação precoce, que pode contribuir significativamente para a redução dos riscos de diagnóstico tardio em crianças, ressaltando a necessidade urgente de ampliação dos serviços de reabilitação infantil no município.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.