Uma moção que manifesta aplauso pelos 113 anos da Paróquia São Sebastião foi aprovada pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão dessa quinta-feira (14). O documento, de autoria dos vereadores Charles Salvador (PSDB), Jair Pedri (PSD) e Osmair Gadotti (MDB), sublinha o papel da comunidade religiosa na história do município.
No texto, os autores argumentam que a Paróquia, a primeira da cidade, contribuiu significativamente para a promoção da educação e da cultura no município por meio de escolas paroquiais e da formação espiritual e social da sociedade jaraguaense.
Criada em 1912, ela atualmente é formada pelas comunidades Nossa Senhora Rainha da Paz, São Luiz Gonzaga, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Matriz, e se estende por diversos bairros do município, como Czerniewicz, Vila Nova, Centro, Boa Vista e São Luís.
Após a aprovação, o documento será enviado para o clero da Paróquia São Sebastião e para a Mitra Arquidiocesana de Joinville, para que tenham conhecimento do aplauso formulado pelo Legislativo Jaraguaense.