Aprovado apelo por distribuição de repelente nas farmácias básicas

Na sessão desta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de apelo ao poder público municipal no sentido de promover estudos para disponibilizar nas farmácias básicas a distribuição de repelente às famílias que fazem uso do Sistema Único de Saúde (SUS).

A moção foi fundamentada no atual crescimento dos casos de dengue na cidade, assim como em todo o país. Os vereadores destacaram a gravidade que a doença causa nas pessoas afetadas, provocando casos com atendimentos especiais, internações e até mesmo morte.

Além disso, a moção leva em consideração a proliferação da doença através do mosquito, presente praticamente em todos os bairros da cidade. Com isso, muitas famílias encontram dificuldades para buscar proteção contra a infestação dos mosquitos, o que torna ainda mais crucial a disponibilização de repelentes de forma acessível.

Os vereadores ressaltaram a importância de medidas preventivas para combater a dengue e proteger a saúde da população, especialmente daqueles que dependem do SUS para acesso aos cuidados de saúde. A distribuição de repelentes nas farmácias básicas seria uma medida eficaz para ajudar as famílias a se protegerem contra a doença transmitida pelo Aedes aegypti.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.