Aprovado Código de Ética da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul

Na tarde desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal, na última sessão da legislatura 2022, os vereadores mirins de Jaraguá do Sul aprovaram o projeto de resolução que cria o Código de Ética Mirim. O documento estabelecerá os princípios éticos e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos jovens parlamentares.

O coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, explica que o Código de Ética Mirim foi inspirado no Código de Ética dos vereadores adultos, com algumas adaptações. O projeto foi elaborado com a ajuda da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis, que auxiliou na construção e emitiu parecer favorável ao texto. Os parlamentares mirins de 2022 também realizaram uma leitura em conjunto do Código, item por item, para debater e propor mudanças, caso achassem necessário. Além disso, os próximos estudantes que participarem do Programa também poderão emendar a resolução para aperfeiçoá-la.

A partir de agora, os mirins também poderão propor mudanças no Código de Ética Foto: Tiago Rosário/CMJS

Entre as regras previstas está, por exemplo, a que diz que o vereador mirim deve desempenhar o seu mandato atendendo ao interesse público, comparecer pontualmente e uniformizado às reuniões da Câmara, estar em dia com suas obrigações escolares e justificar ausência das atividades do Programa através de aviso por escrito dos pais, por ofício da escola ou por atestado médico.

A redação do projeto deixa explicitamente proibido algumas situações, como deixar de frequentar a escola, deixar de comparecer a três reuniões mirins injustificadamente e ter comportamento incompatível com as normas disciplinares estabelecidas pela coordenação do Programa e pela escola que frequenta. Alguns desses comportamentos podem ser, por exemplo, acusar inveridicamente qualquer vereador, adulto ou mirim, ou servidores do Legislativo de práticas ilegais, atribuir a eles fatos falsos ou ofensas que atinjam a sua honra e imagem.

As medidas disciplinares previstas no Código são de advertência, de perda temporária ou perda definitiva do mandato, dependendo da gravidade do caso ou da reincidência.

Questões disciplinares nas escolas também serão regidas pelo Código de Ética Foto: Tiago Rosário/CMJS

Conselho de Ética

Para receber e julgar as denúncias, a resolução também criou o Conselho de Ética Mirim, que será composto por três jovens parlamentares. A denúncia poderá ser feita ao Conselho por qualquer representante das unidades de ensino com representantes na Câmara Mirim ou qualquer outro vereador mirim. Ela deverá ser escrita, com a exposição dos fatos e a indicação de provas relativas ao caso. Não serão recebidas denúncias anônimas.

Os membros do Conselho de Ética serão eleitos em sessão do Legislativo Mirim e se dará por maioria simples dos votos, com voto aberto e nominal, assim como é feito pelos vereadores adultos. Todas as reuniões do Conselho serão públicas, salvo quando, por força de lei, se faça necessário resguardar o sigilo de bens constitucionalmente tutelados, especialmente a intimidade da pessoa humana e a proteção de menores de idade. Os membros da instância também terão que respeitar algumas regras. Eles não podem faltar, sem justificativa, a três reuniões do Conselho.

Durante a discussão e votação do projeto em plenário, o mirim Romulo Westphal (EMEB Loteamento Amizade) defendeu a proposta e explicou que o Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres que devem ser seguidos por todos aqueles que farão parte da Câmara Mirim.

“Este documento foi discutido em reunião com todos os participantes da Câmara Mirim, suplentes e titulares, e entendemos que será muito importante para elevar ainda mais a experiência dos vereadores mirins de Jaraguá do Sul”, frisou.

O projeto de resolução foi aprovado pela unanimidade dos vereadores mirins e promulgado pela presidente mirim Bruna Lazzarotto Silva.

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 23/11/2022