Aprovado dia municipal do DeMolay

Aprovado dia municipal do DeMolay

Proposição é do vereador Pedro Garcia (MDB)

Os vereadores aprovaram em segunda discussão e votação nesta terça-feira (28), por oito votos favoráveis e duas abstenções de Ademar Braz Winter e Arlindo Rincos, o Projeto de Lei nº 86/2019, de autoria do vereador Pedro Garcia (MDB), que institui o “Dia do DeMolay” no Calendário Comemorativo do Município, a ser comemorado, anualmente, no dia 29 de setembro.

Segundo explica Garcia, a Ordem de DeMolay, fundada em 18 de março de 1919, é uma organização internacional que, sob a orientação da Maçonaria, agrega jovens com idade de 12 e 21 anos incompletos. “Pelo esforço e pela dedicação desses jovens da Ordem DeMolay em prol da sociedade jaraguaense e incentivo ao engajamento político e social da juventude, é salutar a homenagem feita através da comemoração pela proposta”, justifica o vereador, mencionando ainda, que esta iniciativa se iguala a inúmeras outras já levadas a efeito em diversos municípios e estados, reconhecendo os bons serviços prestados pela instituição em todo o país.

Histórico

O movimento voltado para a formação da juventude tem como patrono o Francês Jacques de Molay, que deixou como lições a honestidade, lealdade, tolerância, respeito e o amor fraterno. A Ordem DeMolay tem como grande objetivo a formação de líderes e melhores cidadãos para a humanidade. Esse trabalho fundamenta-se em sete princípios essenciais que são conhecidos como virtudes cardeais, são eles: Amor Filial, Reverência pelas coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Em Jaraguá do Sul, a Ordem DeMolay chegou em 09/08/2001 sendo instalado em 29 de setembro de 2001, o Capitulo Companheirismo Jaraguaense nº 503, que exerce diversas atividades sociais, educacionais e filantrópicas em benefício da sociedade Jaraguaense. No estado de Santa Catarina são 40 Capítulos espalhados por 35 cidades, reunindo jovens em plena atividade. Vale salientar, que centenas deles já passaram por nossas fileiras, ao longo de suas atividades em nosso município nesses 17 anos. A ordem DeMolay também apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: A luta pela manutenção das escolas públicas, base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades. Foi a primeira organização juvenil dedicada a ensinar o jovem a ser um bom cidadão.