Aprovado projeto que institui o Janeiro Branco

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (25), o projeto de lei da vereadora Nina Santin Camello (PP) que cria o Janeiro Branco no município. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. A data existe desde 2014 em outras cidades.

A escolha pelo mês de janeiro deu-se porque é no início do ano que as pessoas estão mais propensas a traçar metas, focar mais em seus objetivos e repensar a vida.

Para Nina, a saúde mental ainda é um assunto pouco discutido na sociedade. Ela argumenta que o aumento de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade é o maior motivo para a criação da campanha.

O texto do projeto também estabelece algumas diretrizes para ações informativas e preventivas como o estímulo à discussão sobre a saúde mental – utilizando o simbolismo da cor branca – e convocação da sociedade para palestras, debates e eventos sobre o tema.

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue, agora, para a sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Extraordinária - 25/03/2021