Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprovado Samae indenizar munícipes em até 48 UPMs 

COMPARTILHE

Foto: PMJS

Os vereadores de Jaraguá do Sul, nesta terça-feira (25), aprovaram um projeto de lei do Executivo que atualiza a Lei Municipal 5.191/2009. Essa lei estabelece que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) pode firmar acordos extrajudiciais para indenizar os moradores jaraguaenses por eventuais danos causados em suas propriedades por trabalhos e obras da autarquia. O valor da indenização previsto na norma era de R$ 5 mil.

Todavia, esse valor está desatualizado desde que a lei havia sido criada, ou seja, desde 2009, o que, segundo a Administração Municipal, inviabiliza a justa indenização aos proprietários de imóveis afetados. Agora, com a aprovação do PL, o Samae poderá firmar acordos extrajudiciais em até 48 Unidades Padrão Municipal (UPMs). Atualmente, a UPM jaraguaense está em R$ 220,64, ou seja, a indenização poderá ser de até R$ 10.590,72.

A correção proposta pelo novo valor levou em conta a inflação acumulada desde 2009, constatada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) publicado pelo IBGE. Após essa atualização na lei, não será mais preciso ajustar o valor através de projetos de lei, já que a UPM já é reajustada anualmente pela Prefeitura jaraguaense, o que vai reajustar automaticamente o valor de indenização. 

O projeto foi aprovado por todos os vereadores e enviado ao Executivo para entrar em vigor.

 

Sessão:

Sessão Ordinária - 25/10/2022

Acessar o conteúdo