Aprovados recursos para recuperação das áreas de risco

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram na Sessão da última terça-feira (18) o projeto que autoriza a Prefeitura investir R$ 1.246.680,85, através da Defesa Civil, na preservação e na manutenção de áreas de risco no município. Os trabalhos envolvem recuperação das áreas interditadas com a análise geológica e obras de contenção de encostas.

Em abril, o parlamentar Luís Fernando Almeida (MDB) havia apresentado uma indicação para que fosse realizado estudo para desinterdição dos imóveis que estão em locais definidos como “áreas de risco”. Segundo ele, o intuito é viabilizar de forma social todo o trabalho geológico e estrutural tanto do solo quanto do próprio imóvel, tendo em vista que vários locais não apresentaram problemas desde as interdições.

“Muitas dessas áreas acabaram tendo o seu grau de risco potencializado por excesso de cautela. Com a aprovação desta matéria, muitas famílias serão desafetadas com os problemas que vem enfrentando há anos”, salienta.

Almeida lembrou o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), realizado em 2018 quando era diretor de Habitação da Prefeitura. Segundo ele, o estudo mostrou que houve uma redução no número de áreas consideradas de alto risco para ocupação. “Nós tivemos mais de quatro mil imóveis desafetados na época. Consequentemente a economia poderá girar”, frisou o parlamentar sobre a possibilidade de as famílias regularizarem e reformarem os imóveis com a mudança de classificação de risco desses terrenos.

Conforme o vereador, o trabalho, embora almeje desinterditar as áreas, também deverá ser responsável por tratar da segurança das milhares de famílias que estão nesses locais.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 18/05/2021