Asfalto, iluminação e espaço cultural são temas de indicações de estudantes

Os alunos do ensino médio das escolas Alvino Tribess e Abdon Batista foram à Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul apresentar suas reivindicações aos parlamentares. As indicações foram lidas pelos alunos Gabriel Will (Abdon) e Taynara Barbosa (Alvino) na sessão desta quinta-feira, 28, na tribuna do plenário. A atividade faz parte do programa CÂMARA.COM VOCÊ, que aproxima os jovens das escolas de ensino médio do município da política local. O projeto visa desenvolver o senso crítico nos estudantes envolvendo-os em debates sobre democracia, cidadania, sufrágio entre outros assuntos relacionados à política.

Veja algumas das indicações feitas pelos estudantes:

1) Apresentar ao final do mandato um relatório com projetos de lei executados, cursos feitos pelo vereador e diferenças ocorridas entre o mandato atual e o de outros anos.

2) Mais palestras sobre educação política e projeto de lei para incluir a política no currículo escolar.

3) Mais fiscalização e radares próximo às escolas, para que os veículos respeitem os pedestres.

4) Criar um espaço de cultura para a prática do Hip Hop e do Rap, gêneros que vêm se popularizando bastante entre os jovens da região.

5) Arrumar a tubulação no bairro Vila Lenzi, pois estão ocorrendo muitos vazamentos.

6) Agilizar o processo de atendimento em postos de saúde e hospitais públicos, pois devido à longa espera muitas vezes as doenças agravam-se.

7) Asfaltar as ruas e calçadas da cidade, de um modo geral, que encontram-se com muitos buracos.

SESSÃO 28-04 (45)

Essas indicações serão encaminhadas de ofício pela mesa diretora da Casa aos órgãos da Administração Municipal para as devidas providências.

A vereadora Natália Petry ressaltou a importância do debate político com os jovens. “É uma oportunidade única para eles. Muitas indicações são tornadas realidades. Vou sugerir que a câmara faça mais uma moção de apelo para que o Governo Estado construa o ginásio do Alvino Tribess. É o sétimo ano do programa e é a sétima vez que a Alvino Tribess pede o ginásio na escola”, comentou.

Arlindo Rincos defendeu o apoio ao espaço cultural. “Anos atrás tínhamos semanalmente uma atividade cultural organizada e promovida pela Administração Municipal. Ultimamente temos deixado isso em segundo plano”, observou. O vereador também fez coro aos pedidos de área de lazer no bairro Czernewicz e aos de melhoria nas escolas.

Mais fotos: https://goo.gl/dOMbF0