Atividades de 2024 do Vereador Mirim são apresentadas aos pais

Na noite desta terça-feira (6), os pais dos vereadores mirins 2024 de Jaraguá do Sul foram recebidos na Câmara Municipal para ficar por dentro de tudo o que vai rolar no programa neste ano. O coordenador da Câmara Mirim, Joel Luís Corrêa, explicou aos presentes na reunião os detalhes dos trabalhos que serão realizados durante a legislatura, como a elaboração de propostas de criação de leis, sugestões de melhorias para o município e as conversas com autoridades municipais.

Conforme o coordenador, os mirins receberão todo o material de expediente para desenvolvimento das atividades, vale-transporte para deslocamento até à Câmara, lanches e uniformes do Vereador Mirim. Mas também terão responsabilidades de comparecer aos compromissos com pontualidade, justificar suas faltas e estar em dia com as obrigações escolares.

Também foram explicadas as ações que vão além das dependências do Legislativo, como encontros regionais, estaduais e nacionais com outros vereadores mirins, reuniões itinerantes e visitas a outras instituições. A primeira atividade do Programa Vereador Mirim está marcada para o dia 14 de fevereiro, às 14h, quando os jovens parlamentares começarão a estudar os ofícios da vereança e se inteirar das tarefas que terão pela frente.

Para o mirim Kauan Rocha, a expectativa é de melhorar a cidade e trazer uma cidade que atenda a todas as pessoas, indiferentemente de raça, credo ou gênero. “Trazer uma cidade melhor para todos”, ressaltou.

Para o coordenador Joel Corrêa, o início de mais um ciclo é mais um recomeço para o Programa, um momento de conhecer cada um dos mirins em sua individualidade, saber quais são as ideias que eles vão trazer e qual vai ser o crescimento de cada um deles durante o ano. “Para que lá no final do ano a gente entregue mais um grupo que esteja realmente preparado para o entendimento do que é a democracia e a valorização do Poder Legislativo”, destacou.

O pai de um dos vereadores mirins, Elver dos Anjos, salientou que a participação de seu filho no programa é um privilégio e quem ganha com isso é a sociedade. Ele afirma que tem a certeza que a Câmara Municipal vai abraçar os jovens e prepara-los para o futuro. “Essa é a grande oportunidade, ajudar a comunidade em que está inserido e toda a cidade. O grande legado é que a gente vai estar instruindo e formando cidadãos”, frisou.

A primeira sessão mirim deve ocorrer no dia 6 de março, às 14h30, quando a mesa diretora do primeiro semestre será eleita. A atividade tem transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.