Na próxima terça-feira (26), às 19h, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, promove uma audiência pública para discutir ações de proteção às mulheres na cidade. O evento, que tem como tema “Rede de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência em Jaraguá do Sul”, acontecerá no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, localizado no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, no bairro Barra do Rio Molha, e é aberto para toda a população.
Segundo a vereadora Professora Natália Lúcia Petry, procuradora da mulher, a violência contra a mulher não é apenas um problema individual, mas uma questão que afeta toda a sociedade. A iniciativa tem como objetivo principal promover um espaço de diálogo e conscientização, identificando as lacunas e necessidades no atendimento às vítimas. “A ideia é reunir todas as frentes que compõem a rede de proteção, desde a polícia e o judiciário até a assistência social e a saúde, para que possamos traçar estratégias conjuntas e mais eficazes”, afirma a vereadora.
Temas como fluxos de encaminhamento em casos de urgência, carências nos órgãos de proteção, comunicação e atendimento médico para as vítimas são alguns dos tópicos que serão discutidos.
Autoridades e representantes da sociedade civil participarão do debate, como a delegada e coordenadora do DPCAMI (Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Idoso e Mulheres de SC) Patrícia D’Ávila, a comandante da 12ª Região da Polícia Militar Coronel Arlene Souza da Silva Villela, além de secretários e membros de órgãos do Ministério Público e Defensoria Pública.
A realização reflete os altos índices registrados nos casos de violência contra a mulher na cidade: somente entre janeiro e maio de 2025, 295 ocorrências foram registradas, envolvendo ameaças, lesões corporais, cárcere privado, violência psicológica, perseguição, estupro e descumprimento de medidas protetivas.
A ação também buscará definir subsídios para a criação de novas leis e campanhas na cidade.
A audiência também será transmitida pelo YouTube da TV Câmara Jaraguá e pelo perfil oficial da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul no Facebook.