Audiência pública será realizada para debater animais abandonados

Foto: banco de imagens USP

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (16), um requerimento de autoria de Jeferson Cardozo (PL) para realização de uma audiência pública que debata a situação dos animais abandonados no município. No ato, devem ser discutidas questões como resgate de cães e gatos nas ruas, maus tratos, chipagem e adoção de animais domésticos.

Inicialmente, Cardozo havia feito um requerimento para que o presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente, Ivo Schmitt Filho, comparecesse ao plenário da Casa de Leis para prestar esclarecimentos em relação aos animais abandonados. Todavia, o parlamentar acolheu a proposta do presidente do Legislativo, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), que sugeriu a realização de uma audiência que envolva todos os setores da sociedade relacionados ao assunto. A intenção é convidar Ministério Público, ONGs dos direitos dos animais e associações, além da própria Fujama.

Segundo Jeferson, atualmente há muitas reclamações de moradores do município que se queixam da falta de atuação da Fundação na recolha desses animais abandonados. Para ele, é preciso que todos os setores interessados se envolvam na discussão para dar uma resposta urgente ao problema.

“Temos que fortalecer as associações, as entidades sem fins lucrativos. Deveriam estar sendo destinados recursos para elas, para manutenção das atividades, castração, chipagem. Essa audiência pública vem justamente para botar um ponto final nesse caso dos abandonos dos animais”, explicou.

O requerimento foi aprovado por unanimidade. A data e o horário da audiência serão divulgados pelos canais da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul assim que forem definidos.

Sessão:

Sessão Ordinária - 16/03/2022