Na noite dessa quinta-feira (28), os voluntários jaraguaenses foram prestigiados com a entrega da Medalha Mérito Voluntário – Jonathan Marcos Garcia, que contou com a participação de voluntários, munícipes, vereadores e autoridades. O evento, promovido pela Câmara Municipal, ocorreu no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS).
Jean Ademir Garcia, irmão de Jonathan, falou em nome de todos os voluntários na tribuna. “Em verdade, o voluntário legítimo recebe mais do que doa, recebe conhecimento, recebe gratidão, colhe autossatisfação e conforto espiritual pelo simples gesto de ajudar o próximo necessitado, contribuindo para o resgate da cidadania e bem-estar social”, declarou.
Garcia reforçou que, mesmo com bom funcionamento do Poder Público, o serviço voluntário é essencial e sempre bem-vindo. Ele garantiu que essa atitude fortalece lacunas da sociedade e presta um auxílio essencial nos casos de desastres naturais, sinistros e flagelos que demandam a participação da sociedade civil.
O vereador Osmair Gadotti (MDB), autor da lei que criou a Medalha, homenageou Jonathan Marcos Garcia e recordou suas ações. “Jonathan, seu trabalho incansável, sua dedicação e capacidade de mobilizar pessoas transformaram vidas. Esta medalha que agora leva o seu nome não é apenas uma homenagem, é um compromisso de honrar sua memória e o espírito de solidariedade que ele tão bem representou”, frisou.
Para o parlamentar, o voluntário demonstra um reflexo puro de humanidade com a ação de olhar para a necessidade de outras pessoas e reconhecê-las. “[Ele] é esse bom samaritano dos tempos modernos. Ele age por impulso do coração, transformando a compaixão em ação”, afirmou.
O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) também destacou o espírito altruísta de Jonathan. “Que a família Garcia […] traz na sua essência também esse senso, esse dinamismo pela vida pública em uma forma de poder ajudar aos outros”, destacou.
Lunelli frisou o papel dos voluntários na construção da cidade e na qualidade de vida que possui atualmente. “Jaraguá do Sul dá exemplos em todos os setores pelo seu voluntariado, desde as suas associações, os nossos hospitais, Hospital Jaraguá, Hospital São José, a Casa São José e todas as entidades que nós temos no nosso querido município”, constatou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Almeida (MDB), classificou como indispensáveis as ações das associações voluntárias da cidade. “Cada um de vocês representa uma das pequenas engrenagens que fazem com que Jaraguá do Sul seja essa máquina forte a qual nós temos […] Não é só o poder público. O poder público muitas das vezes precisa, deve e inclusive ajudar as entidades, que muito faz daquilo que é sua responsabilidade”, garantiu.
Ele ainda reforçou que as entidades contam com o respaldo do Legislativo Municipal. “Vocês de fato merecem todo o apoio, todo o mérito, pois fazem algo que é totalmente voluntário, como o próprio título já diz, mérito voluntário, sem nada em troca, se doando. Então, contem sempre conosco”, garantiu.