Bombeiras voluntárias recebem moção de aplauso

A sessão desta quinta-feira (7) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul contou com a presença de oito bombeiras voluntárias do município, mas que na oportunidade estava representando as 55 mulheres da corporação que receberam a moção de aplauso proposta pelas vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo) em reconhecimento aos trabalhos prestados à comunidade. A moção foi votada e aprovada pela unanimidade dos vereadores na mesma sessão.

Na moção, as parlamentares lembram que a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Jaraguá do Sul – Bombeiros Voluntários atua há décadas na prevenção, combate de incêndios, resgate e outras emergências, além de realizar trabalhos educacionais e vistorias preventivas, atendendo as emergências da população.

Ao justificar a congratulação, Nina afirmou que a cada dia as mulheres estão conquistando novos espaços e recebendo novas responsabilidades. Foi nesse momento que ela relatou o caso de uma ocorrência atendida pelos Bombeiros Voluntários jaraguaenses em que uma mulher foi encontrada desacordada no chão de um bar da cidade. Ao acordar e perceber a presença de uma bombeira no local, a mulher agarrou o braço da socorrista para pedir ajuda para se livrar do ciclo de violência que sofria naquele lugar. Segundo a parlamentar, essa é apenas uma das demonstrações de brilhantismo no serviço prestado pelas voluntárias.

Ao final da sessão, as voluntárias posaram para foto com o vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

“Mulheres de fibra, de luta, que saem de suas casas com os corações apertados, deixando suas famílias para serem anjos sem asas, salvando vida de pessoas que muitas vezes nem sequer as conhecem”, destacou.

Sirley Schappo reafirmou que os aplausos às bombeiras são merecidos, principalmente porque, além de toda jornada diária como mulheres, como mães e como trabalhadoras, elas ainda dedicam tempo voluntário para salvar vidas. “Essas 55 mulheres do Corpo de Bombeiros fazem valer a frase de que ‘lugar de mulher é onde ela quiser’, inclusive no Corpo de Bombeiros”, frisou Sirley.

Simone Klitzke foi da primeira turma de mulheres da corporação voluntária em Jaraguá do Sul e também estava presente na sessão. Ela ressalta que o momento de homenagem foi muito intenso. “A gente fica muito grata pela oportunidade, inclusive eu que fui da primeira turma de mulheres, que levantei a bandeira. Pra mim é um orgulho muito grande poder trabalhar e servi a uma causa tão nobre dos bombeiros com as minhas parceiras”, salientou.

O vereador Jeferson Cardozo (UB) também se manifestou sobre a homenagem e contou um dos episódios mais tristes que já teve em sua vida, quando perdeu o irmão em um acidente automobilístico em 2015. Segundo ele, após a morte do irmão, um dos bombeiros voluntários que atenderam a ocorrência o encontrou e tentou justificar porque não conseguiu salvá-lo. “Aquela frase que ele me disse naquele dia marcou a minha vida. Olhou com os olhos cheios de lágrimas e disse ‘cara, tentei de tudo para salvar a vida do seu irmão. Infelizmente não conseguimos’, a preocupação em se justificar que tentou fazer de tudo para salvar a vida de outra pessoa”, relatou.

Osmair Gadotti (MDB) também relatou um caso em que tentou ajudar os bombeiros voluntários a controlar um incêndio em área de vegetação e pôde comprovar o trabalho realizado por eles. Entre os voluntários e o grande fogo que se espalhava pelo local, havia uma jovem bombeira, o que impressionou o vereador. “Quantos de nós ficou do lado de fora só observando?”, indagou, parabenizando as homenageadas.

Jonathan Reinke (Podemos) lembrou da responsabilidade carregada por cada voluntária. “A responsabilidade é imensa. Quanto vale uma vida? Essa paciência, essa disposição para atender o próximo, tenho certeza que não tem valor nenhum que pague e vocês fazem com o coração. Parabéns”, saudou.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 07/04/2022