Bombeiros Voluntários prestam contas na Câmara Municipal

DSC03817Entidade reconhecida de utilidade pública municipal, com as certificações também nas esferas estadual e federal, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul prestaram contas ontem, 9, na Câmara. A apresentação ficou a cargo do presidente da corporação, Ermes Nissen, atendendo a um convite do vereador Arlindo Rincos.

Recentemente, o parlamentar havia manifestado preocupação com relação ao posto avançado de Nereu Ramos, que está sem prestar atendimento pela ausência de funcionários. Ele e o vereador João Fiamoncini estiveram no local no mês de março, e o assunto também foi tratado em reunião posterior com o prefeito Dieter Janssen.

O presidente dos Bombeiros confirmou a baixa no efetivo geral. Incluindo a sede central e as três subsedes, são 56 funcionários efetivos e 105 voluntários, além de quatro pessoas cedidas pela Prefeitura. “O número de efetivos está no limite mínimo exigido”, afirmou, acrescentando que ainda assim o atendimento às ocorrências dentro do município não ultrapassa os sete minutos.

Nissen avalia que somente com a revisão dos convênios é possível ampliar a equipe. Segundo ele, a receita da corporação gira em torno de R$ 150 mil mensais, e que as despesas costumam ultrapassar este valor.

Entre os serviços prestados estão os atendimentos às ocorrências e pré-hospitalar, combate a incêndios, resgates, análise de projetos, vistorias e habite-se, captura de animais e as ações na área de assistência social, como o Projeto Bombeiro Mirim e o atendimento a calamidades públicas. A entidade também atua nas áreas de educação e cidadania e participa ativamente de alguns conselhos municipais.

A capacitação e qualificação da equipe também têm sido intensificadas, informou o presidente. Segundo ele, no ano de 2012 foram 2728 pessoas envolvidas, totalizando 1020 horas. A corporação passa ainda por um processo de reordenamento institucional, para atendimento às novas normativas de funcionamento das ongs e aprimoramento dos trabalhos.

O telefone de contato dos Bombeiros é o 193.