Bota Fora será retomado como medida para Combate à Dengue

Desde o início da atual legislatura, o Programa Bota Fora tem sido objeto de discussões na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Neste período, foram duas indicações e uma moção de apelo ao executivo municipal, refletindo os pedidos da comunidade pela reativação desse importante serviço.

O Bota Fora, um projeto conduzido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, foi desativado há cerca de cinco anos. Sua última ação, em 2018, recolheu impressionantes 670 toneladas de lixo e entulhos, proporcionando à população uma solução para o descarte de materiais volumosos e inservíveis. No entanto, a cidade atualmente conta apenas com um único Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no bairro Nova Brasília, próximo à Arena Jaraguá. A dificuldade no transporte desses objetos tem sido um obstáculo para muitos moradores.

Uma das indicações, realizada em novembro de 2021, solicitava que o poder executivo municipal considerasse a possibilidade de realizar a coleta programada de materiais inservíveis nos bairros, seguindo o modelo do Programa Bota Fora. A justificativa destacava que, apesar da existência do PEV, muitas pessoas não tinham condições de arcar com o transporte dos materiais até lá, o que resultava em descartes inadequados, prejudiciais ao meio ambiente e à comunidade.

Outra indicação, feita em meados de 2022, pleiteava que o executivo municipal retomasse o Programa Bota Fora, realizando coletas mensais nos bairros da cidade. E em 2023, uma moção de apelo reforçou o pedido pela reativação do programa.

Agora, em abril de 2024, o Programa Bota Fora ressurge com quatro etapas, apresentado como uma medida adicional no combate à dengue no município. Essas ações serão realizadas nos oito bairros com maior incidência de casos de dengue em Jaraguá do Sul, visando eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Durante as etapas do Bota Fora, serão recolhidos materiais de difícil transporte e descarte, como colchões, armários, sofás, fogões, geladeiras, computadores, pneus e outros resíduos volumosos. Não serão recolhidos materiais de construção civil, podas de árvores, inflamáveis ou tóxicos, tecidos e roupas, os quais devem seguir a logística reversa, ou seja, levados ao local onde foram comprados, para que tenham a destinação final correta.

Para facilitar a triagem e o transporte, equipes de coleta estarão disponíveis em caminhões especializados, divididos por tipo de material. O cronograma do Bota Fora abrangerá os seguintes bairros:

– 06 e 07 de Abril: Vila Lenzi / Chico de Paulo

– 13 e 14 de Abril: Rau / Czerniewicz

– 20 e 21 de Abril: Jaraguá Esquerdo / São Luis / Barra do Rio Cerro

– 27 e 28 de Abril: Ilha da Figueira

As atividades ocorrerão aos sábados e domingos, das 8h às 17h, com o objetivo de proporcionar uma alternativa adequada para o descarte responsável desses materiais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e a saúde pública da comunidade de Jaraguá do Sul.