Cadastro Municipal de Protetores de Animais passa pela primeira votação

O Projeto de Lei 77/2016, que cria o Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco, passou com unanimidade pela primeira votação, nesta quinta-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O projeto contempla toda pessoa física que acolhe animais errantes, em situação de abandono, recolhendo-os das ruas e providenciando os cuidados e procedimentos necessários para que os mesmos tenham sua saúde e integridade física restabelecida, encaminhando-os para chipagem, castração, vacinação e demais cuidados necessários, disponibilizando-os para posterior adoção responsável.

A vereadora Natália Petry, autora do projeto, explicou que ele é resultado do trabalho da Comissão Provisória formada para tratar da situação dos animais abandonados no município. “Essas pessoas, que fazem um trabalho voluntário, são responsáveis por acolher, tratar e alimentar, aproximadamente 90% desses animais errantes. Ao possibilitar o acesso aos programas públicos de castração, vacinação e outros que surgirem, o poder público está reconhecendo esse importantíssimo trabalho realizado em nosso município”, comentou. O projeto ainda precisa passar por segunda votação no Legislativo.