Câmara aprova apelo para criação de Central do Cadastro Único

Na sessão desta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou por unanimidade uma moção que pede a criação da Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) com atendimento direto e sem agendamento à população jaraguaense. A proposta visa aprimorar o acesso aos serviços sociais disponibilizados pelo município.

O Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, é um instrumento essencial para direcionar ações de inclusão socioeconômica e garantir direitos básicos às famílias de baixa renda. Mapeando essas famílias e suas necessidades, o CadÚnico é fundamental para melhorar suas condições de vida.

Atualmente, o atendimento aos cidadãos que necessitam dos benefícios do Cadastro Único é realizado mediante agendamento, o que tem sido um obstáculo para muitos que precisam de assistência. Reconhecendo essa dificuldade, os vereadores destacaram a importância de uma central de atendimento que possibilite acesso direto e imediato aos serviços oferecidos.

A proposta também enfatiza a necessidade de ampliar o serviço de atendimento para aqueles que precisam atualizar seus dados a cada dois anos ou diante de mudanças familiares, além de facilitar o acesso para novas inscrições no programa.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.