Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova moção de apelo contra atrasos nas entregas dos Correios

COMPARTILHE

Na sessão desta quinta-feira (29), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, por unanimidade, uma moção de apelo à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) solicitando providências urgentes em relação aos recorrentes atrasos e falhas nas entregas de encomendas. A proposição é de autoria da vereadora Professora Natália Lucia Petry (MDB) e assinada, também, pelos vereadores Cani (PL), Charles Salvador (PSDB), Delegado Mioto (União), Jair Pedri (PSD), Jonathan Reinke (União), Almeida (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Professor Fernando Alflen (PL), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Maria Schappo (Novo).

A moção destaca que diversos cidadãos têm relatado atrasos significativos e até mesmo ausência de entregas de produtos despachados por meio dos Correios. Entre os itens afetados estão insumos para pequenos empreendedores, presentes com data marcada para entrega, e materiais destinados a eventos, resultando em prejuízos materiais e danos morais.

Os vereadores ressaltam que os problemas são mais frequentes nas entregas realizadas por empresas terceirizadas contratadas pelos Correios. A moção também menciona reportagens da mídia nacional que revelam a insatisfação dessas empresas quanto à irregularidade nos pagamentos por parte da estatal, o que compromete a continuidade dos serviços.

Segundo dados do Banco Central do Brasil, os Correios encerraram o ano de 2024 com um déficit de R$ 3,2 bilhões. Apesar disso, a empresa tem divulgado que os serviços de transporte nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo estariam normalizados — informação contestada pelos parlamentares, com base nas queixas recebidas pelos gabinetes.

Desta forma, a Câmara Municipal solicita, por meio da moção, que a ECT apresente uma solução imediata para os atrasos nas entregas e passe a divulgar dados reais e transparentes sobre o desempenho logístico da empresa, especialmente nas plataformas digitais.

A moção foi enviada à superintendente estadual dos Correios em Santa Catarina, Elisiane Laurindo.

Ir para o conteúdo