Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova mudanças nas regras para construção de calçadas

COMPARTILHE

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta terça-feira (4), o projeto de lei n° 138/2021 que revoga dois artigos do Código de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo. Um dos artigos revogados é o 17, que estabelecia largura mínima de 2,50m para calçadas de edificações construídas a partir de 1° de junho de 2020 – data de início da vigência do Código. O outro é o artigo 18, que obrigava as edificações com calçadas menores do que 2,50m a terem um recuo frontal de, no mínimo, 2,50m, contados da linha do meio fio até o início da construção.

Segundo a mensagem enviada pela Prefeitura junto ao PL, a aplicação dessa legislação municipal gera muitas discussões sobre a sua complexidade e os possíveis problemas de indenização causados pela aplicação dos artigos 17 e 18 do Código de Zoneamento.

No dia 26 de março, na reunião plenária do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade), o secretario de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Eduardo Bertoldi, explicou que, na prática, a exigência de largura mínima de 2,50m para calçadas é inviável, já que há a necessidade de desmembramento e indenização dessas áreas aos proprietários, e que o Poder Público Municipal não tem recursos financeiros e profissionais para atender a essa demanda. Segundo a ata do Comcidade, o assunto será debatido em reuniões promovidas pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo para buscar uma alternativa para o regramento de construção de calçadas.

 

Confira a sessão:

Sessão Extraordinária - 04/05/2021