Câmara aprova recursos para aumentar a segurança nas escolas

Nesta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou uma sessão extraordinária para votação de projeto em caráter de urgência, encaminhado pelo Executivo. A reunião foi convocada pelo presidente Luís Fernando Almeida (MDB).

Os onze parlamentares jaraguaenses atenderam o pedido da mesa diretora e participaram da sessão que iniciou prestando uma homenagem póstuma as vítimas e familiares do ataque à Creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau.

O projeto de lei solicitava abertura do crédito adicional suplementar no orçamento vigente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), com a finalidade de realizar a contratação de serviço de vigilância para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e para as Escolas Municipais.

Participaram da sessão o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner e a secretária municipal de Educação, Emanuella Wolff. Durante sua fala na tribuna, a secretária destacou as ações realizadas no município com o intuito de garantir a segurança dos profissionais e alunos nas unidades de ensino da rede municipal. “Iniciamos o levantamento para verificar todas as câmeras de monitoramento e possibilitar uma conexão direta com os órgãos de segurança. Além disso, iniciamos o estudo para viabilizar os acessos aos CMEIs e Escolas Municipais por meio de biometria”.

A vereadora Sirley Shappo (Novo) que atuou por mais de 30 anos na rede de educação, ressaltou que precisamos investir e pensar na saúde mental da nossa população. “Estou preocupada que a nossa sociedade está doente e nós precisamos ajudar as pessoas.”

O presidente do legislativo, vereador Almeida parabenizou os demais parlamentares que atenderam à convocação realizada primeiramente por um aplicativo de mensagens e que rapidamente deixaram suas atividades externas para participarem da sessão.

Em entrevista à TV Câmara, o prefeito Franzner agradeceu a boa relação entre os Poderes Executivo e Legislativo, que prontamente atenderam ao pedido para sessão extraordinária. “O nosso diálogo está sempre alinhado e, agora, após aprovação iniciaremos os trâmites para contratação dos profissionais de segurança.”

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção. Em ato histórico, o prefeito realizou assinatura da lei nº 9.298/2023 no plenário da Câmara de Vereadores.