Câmara aprova recursos para obras do Samae em vários bairros

Reforço de credito será no valor de R$ 3 milhões, para diversas obras

Os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira (14), em primeira discussão e votação, por unanimidade de votos, dois projetos conexos do Executivo (PLs nº 08 e 09/2019).

O PL nº 08/2019, autorizou a abertura e reforço de crédito especial no Orçamento do Samae, no valor de R$ 3,07 milhões, visando a aquisição de terreno; a implantação de classificador de areia – ETE Figueira; e de sistema de tratamento de esgoto sanitário em zona rural. De acordo com o Executivo, os recursos serão utilizados na aquisição de terrenos para ampliar a reserva de água no Rio Molha; na adequação e ampliação da ETE Água Verde; na implantação de um classificador de areia, a ser instalado na ETE Figueira; bem como na implantação de esgotamento rural. O PL n° 09/2019, inclui a ação no Plano Plurianual 2018/2021.

O vereador Eugênio José Juraszek (PP), ressaltou na tribuna, reunião que teve com representantes do Samae a fim de saber mais detalhes sobre o projeto de saneamento rural (uma reivindicação antiga sua). De acordo com ele, o Bairro Garibaldi será o primeiro a ser contemplado pelo projeto que poderá atender mais de 10,3 mil moradores da área rural do município. “O intuito é atender inicialmente 758 residências que estão cadastradas junto ao Samae”, informou Juraszek, comemorando a ação.

Jackson José de Ávila (MDB), ressaltou a importância da qualidade da água para a saúde da população. “Fico feliz com este tipo de projeto. Quando se fala de água, se fala de vida, de saúde. Vamos continuar lutando para trazer melhor qualidade de vida para os munícipes”, ponderou.

Anderson Kassner (PP), ressaltou a importância do projeto para o município, frisando outros investimentos da autarquia em Jaraguá do Sul. “Toda equipe do Samae está se dedicando para ter sempre novos investimentos e efetuar melhorias”.

Arlindo Rincos (PSD), voltou a cobrar um projeto de tratamento de esgoto sanitário para o bairro Braço Ribeirão Cavalo. “Aquela região não tem tratamento de esgoto, estou cobrando há alguns anos. Temos situações muito críticas lá”, alertou.

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), frisou que o município vem investindo constantemente em saneamento básico, com ações voltadas, também, ao meio rural. Citou como exemplo o Projeto Sanear que distribui fossas sépticas aos produtores. “Distribuímos 160 conjuntos de fossas e filtros no interior e isso trará saúde. Agora com este belo projeto do Samae, R$ 1,7 milhão, será destinado para melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo. Muitos problemas serão sanados e todos, de uma forma geral, serão beneficiados”, comemorou.

Ademar Braz Winter (PSDB), lembrou de um Projeto de Lei de sua autoria, em meados de 1991, que buscou coibir a poluição no Rio Garibaldi. “O que seria do rio sem este projeto. Hoje todos tomam daquela água”, disse.

Jaime Negherbon (MDB) frisou que atualmente são poucas as ocorrências de falta de água nos bairros da cidade. “Hoje dificilmente reclama por este problema”.