Câmara aprova retomada do Programa Segundo Tempo

O plenário da Câmara aprovou ontem, 21, a instituição do Programa Segundo Tempo no município. A votação em primeiro turno foi acompanhada pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes, Jean Leutprecht, e pelo diretor Alessandro Martins.

O projeto de lei complementar autoriza a contratação, por tempo determinado, de 104 profissionais que irão atuar no programa, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo governo federal. Destes, 50 são profissionais formados, 50 são acadêmicos, além de quatro coordenadores.

O programa tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

A líder de governo, Natália Lúcia Petry, lembrou que a iniciativa foi implantada no ano de 2005, à época com recursos exclusivamente do município. Posteriormente, o então Programa Esporte e Cidadania passou a ter investimentos federais. “Ao fim de 2008, a Fundação de Esportes entregava a comunidade um projeto com a participação de aproximadamente sete mil crianças e adolescentes”, contou.

A vereadora também lamentou o fato de a gestão 2009-2012 não ter dado continuidade ao programa. Segundo ela, desde 2010 estava na conta do município recursos da ordem de 1,2 milhão, oriundos do governo federal, para serem aplicados pela Prefeitura, o que não ocorreu. Assim, no ano de 2012, o então vereador Jean Leutprecht foi a Brasília e conseguiu a prorrogação do prazo para execução do projeto.

Natália informou, ainda, que a contratação dos profissionais se dará por edital público, “de forma transparente”, permitindo a todos os interessados, cumprindo os requisitos, se credenciarem para o programa. O PLC passa por  segunda votação na sessão de amanhã, 23.