Câmara autoriza convênio com Sport Clube Jaraguá

DSC02862A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta tarde, 15, a abertura de crédito adicional no orçamento da Fundação Municipal de Esportes. A proposta vai permitir um repasse de R$ 210.440,00 ao Sport Club Jaraguá, através de um convênio com o município. A iniciativa foi votada em dois projetos de lei enviados pelo Executivo em regime de urgência.

A proposta havia sido incluída na pauta da sessão da última terça-feira, 13, mas acabou sendo retirada por um pedido de vista.

Conforme a proposta, a verba será destinada a execução do Programa Jaraguá do Futuro, que visa proporcionar a aprendizagem de uma prática esportiva que contribua para a formação e desenvolvimento de crianças e adolescentes entre sete e 19 anos de idade. Entre as vantagens, o texto aponta a inibição “da evasão escolar, estimulando o gosto pelo estudo, através da participação da escolinha de futebol e formação integral sob os aspectos físicos, técnicos e táticos”.

A votação foi acompanhada por alunos das escolinhas e por dirigentes do Sport Club Jaraguá, entre os quais o presidente Valdemir da Silva, o vice-presidente Ari Enke, o diretor de Esporte Rodrigo Stoco, o diretor de Projeto Gilberto Guesser e o responsável pelo departamento de Marketing, Everson Urbin.  Foram sete votos favoráveis e duas abstenções, dos vereadores Amarildo Sarti e Jeferson de Oliveira.

Manifestações dos vereadores

Líder do PSDB na Câmara, o vereador Jair Pedri manifestou o voto favorável da bancada, por entender necessário investir em ações para dar oportunidade de acesso às crianças e adolescentes a prática de atividades esportivas. “Eu como pai ficaria muito mais tranquilo sabendo que meu filho está numa escolinha, treinando, e quem sabe daqui a alguns anos termos mais atletas levando o nome de Jaraguá do sul para o país”, comentou.

O vereador Jeferson de Oliveira disse ser favorável ao repasse de recursos ao clube. No entanto, absteve-se da votação alegando não concordar com o valor do orçamento apresentado junto ao projeto para a compra de bolas de futebol. “Não vejo porque pagar 360 reais numa bola. É mais de meio salário mínimo para um projeto social. Sabemos das dificuldades que a administração vem enfrentando por falta de dinheiro e não é agora que vou ser favorável”, argumentou.

Eugênio Juraszek disse estar satisfeito com o investimento. O vereador lembrou os primeiros anos de atividade do clube e das dificuldades financeiras para sua viabilização. “Esporte é educação, esporte é saúde. Se não cuidarmos desta gurizada, a droga cuida, o mau elemento cuida”, comentou.

Ao apoiar a iniciativa, Ademar Winter defendeu investimentos também em outros clubes da cidade. Citou o Grêmio Garibaldi, a Ponte Preta e o Caxias de Santa Luzia. “Que os recursos sejam repartidos daqui para frente com os clubes da segunda divisão”, pediu.

Após a apresentação de um vídeo institucional do clube, o vereador João Fiamoncini lembrou que a entidade mantém parcerias com outras escolinhas, a exemplo das de Nereu Ramos e Estrada Nova. “Por isso me dediquei a este projeto quando chegou a Casa. Se ganha lá na frente com um investimento destes”, disse.

O vereador Jocimar de Lima lembrou que, na condição de relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, já havia manifestado o voto favorável ao projeto. “Jamais votaria contra qualquer projeto que estivesse dentro da lei de incentivo ao esporte, não só futebol, mas a qualquer categoria”, comentou, fazendo referência ao seu partido, o PSDC.