Câmara autoriza R$ 150 mil em recursos para a Casa de Passagem

Em sessão nesta quarta-feira (26), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um projeto de lei que autoriza o Executivo a investir o valor de R$ 150 mil na manutenção do Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias realizado na Casa de Passagem Anibal Francener, no bairro Chico de Paulo. Os recursos vão viabilizar o atendimento da crescente demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua, que neste inverno estão sofrendo bastante com o frio.

Segundo a Secretaria de Assistência Social e Habitação, antes da pandemia de coronavírus a demanda na Casa de Passagem era aproximadamente de 18 a 20 usuários por dia. Com a crise pandêmica e suas variáveis, esse atendimento foi crescendo e agora é o dobro. Atualmente encontra-se em 38 a 40 usuários por dia. Em maio deste ano, o secretário da pasta, André de Carvalho Ferreira, esteve no Legislativo jaraguaense para explicar a situação e revelou que a maior parte desses moradores de rua vêm de outras cidades. Conforme ele, municípios do entorno e da região do Vale do Itapocu não possuem infraestrutura e condições necessárias para atender a toda essa demanda e, por conta disso, essas pessoas acabam vindo para Jaraguá do Sul, que conta com profissionais, Casa de Passagem e recursos para cuidar delas.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, em votação única, e encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 26/08/2021