Câmara de Vereadores implanta Projeto Legislativo Digital

Câmara de Vereadores implanta Projeto Legislativo Digital

Primeira mudança contempla o sistema de votação em plenário

Integrando o processo de modernização dos trabalhos do Legislativo jaraguaense – uma das prioridades apontadas pelo vereador Marcelindo Carlos Gruner já no início desta legislatura e agora como Presidência da Câmara Municipal – nesta terça-feira (02), os vereadores utilizaram, pela primeira vez, o novo sistema de plenário digital da Câmara. Antes disso, no entanto, assessores e os próprios vereadores tiveram um treinamento sobre o sistema.

O Projeto Legislativo Digital, iniciado em 2018, está vinculado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação que começou a ser trabalhado pelo Setor de TI da Câmara de Vereadores ainda em 2016. Finalizar todo este processo, pondo em prática um sistema mais moderno, fácil e com o mínimo de uso de papel, foi uma das metas que Gruner estabeleceu para 2019 e que agora está se tornando realidade. “Queremos cada vez mais, investir em tecnologia, pessoas e transparência no legislativo. Defendo isso desde o início da legislatura”, frisa ele, ressaltando também, a preocupação em adotar práticas de sustentabilidade ecológica.

O Projeto Legislativo Digital contempla uma série de investimentos em tecnologia, priorizando ainda mais transparência e eficiência nas informações legislativas.

Neste pacote de modernização está o sistema de votação do plenário, agora totalmente digital, com utilização de notebooks, em substituição ao modelo antigo, com mais de 22 anos de uso e que apresentava constantes problemas. Além disto, o sistema permite a tramitação de projetos, indicações e demais peças legislativas de maneira digital, o que confere mais confiabilidade aos processos.

Para a efetivação deste marco no que se refere à evolução digital do Poder Legislativo, inúmeras mudanças de paradigmas e preparações tecnológicas foram realizadas e estão sendo feitas na Câmara. Isto ocorreu, tanto dentro das dependências da Casa de Leis, quanto externamente, na expansão do sistema com a utilização da tecnologia em nuvem.

O Projeto Legislativo Digital agora conta também com a certificação digital conforme o padrão do ICP-Brasil que é utilizado por todos os órgãos que fazem parte da iniciativa de Governo Digital Brasileiro.

Mais detalhes de todo o projeto tecnológico da Câmara de Vereadores serão repassados em coletiva de imprensa, com data ainda a ser definida pelo presidente.