Câmara de Vereadores presta homenagem aos 75 anos da Sociedade Recreativa Vitória

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão solene em homenagem aos 75 anos de fundação da Sociedade Recreativa Vitória, no Bairro Rio da Luz. A proposição foi do vereador Celestino Klinkoski (PP). Segundo o parlamentar a intenção é valorizar a história da sociedade. “Devemos sempre preservar as tradições locais. A Sociedade Vitória tem grande importância na história do município”, salienta.

A sessão itinerante foi realizada justamente no dia em que a sociedade completou 75 anos. Na oportunidade foram homenageados 16 ex-presidentes e 14 sócios fundadores, que receberam medalhas confeccionadas pela Sociedade. Para o atual presidente Sido Hornburg, foi um momento muito especial para toda a comunidade. “Agradecemos a Câmara de Vereadores por registrar este momento, que para a sociedade é muito importante”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Kassner (PP), ressaltou que o Poder Legislativo procura sempre valorizar a cultura e tradições locais. “A Câmara de Vereadores não poderia deixar de fazer esta justa homenagem”.

Antes de começar a sessão solene, ao final da sessão ordinária, no Espaço Tribuna Popular, a vice-presidente da associação de moradores do Rio da Luz, Cláudia Piske, fez algumas reivindicações aos parlamentares. Entres os pedidos, roçada no acostamento ao longo Rua Pastor Albert Schneider, faixas refletivas em alguns postes no trecho da chamada “curva do Oliveira”, local com altos índices de acidentes e patrulhamento policial, entre outras solicitações.

A História

Em 1910 os moradores da região Rio da Luz Vitória pertenciam a antiga Colônia Blumenau. Anos mais tarde se uniram a Rio da Luz Alto, hoje, Rio da Luz II.

No ano de 1928 eram realizadas nos salões Júlio Mathias e Füerheller atividades de tiro ao alvo, com a finalidade de escolher o Rei. Celebraram suas tradições até 1939, quando devido a segunda Guerra Mundial as atividades foram paralisadas.

Com o fim da campanha de nacionalização, resquício da guerra, em 07 de junho de 1943 foi fundada a Sociedade Recreativa Vitória, seu primeiro presidente foi Arthur Hoffmann.

Através de um mutirão com os sócios foi construída a sede da sociedade, inaugurada em 1945 com uma grande festa comandada pelos Músicos Borg.

Além da prática do tiro ao alvo, também ocorriam competições de futebol, e apresentações de filmes em um cinema improvisado.

A tradicional concentração para busca de Rei ocorria as 08 horas, com saída às nove. Da sociedade marchavam até a casa do Rei, lá eram recebidos com lanche e em seguida retornavam a sede para competições de tiro e escolha do novo Rei.

Em 1992 foi promovida a primeira Fest Der Lichtflusschützen (Festa dos Atiradores de Rio da Luz), realizada de 31 de julho a 2 de agosto, com tiro ao alvo, bolão e culto campal.

A partir de 1993 ficou decidido que a festa seria realizada a cada 02 anos, um ano na sociedade e outro na igreja, tendo em vista que todos os sócios são luteranos.

Através da doação de terrenos da família Ramthum, em 05 de agosto de 1995 foi possível inaugurar a nova sede.

Hoje a sociedade realiza a Lichtflusschützen, torneios de tiro, duas festas de Rei e Rainha, baile de aniversário, futebol, torneios de dopelkopf e canastra.