Câmara de Vereadores recebe Lançamento de projeto de pesquisa

A sede do Poder Legislativo Jaraguaense foi palco do lançamento do projeto de pesquisa aplicada intitulado “Parlamento Aberto: Inovação e Colaboração nas Câmaras de Vereadores Catarinenses”. O evento, promovido pela Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), ocorreu nesta quinta (21), em um ambiente aberto ao público e reuniu parlamentares e servidores das casas legislativas da região.

Este projeto, que responde ao edital de chamamento público FAPESC nº 04/2023, tem como principal objetivo implantar uma metodologia de formação-pesquisa-ação. Essa metodologia visa possibilitar a coprodução de aprendizado e inovação a partir de desafios reais enfrentados pela AVEVI e outras regiões catarinenses. Além disso, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento da cultura de governo aberto no Estado, através das câmaras municipais.

A escolha da região da AVEVI para sediar esse projeto não foi aleatória. Os principais motivos incluem o potencial do legislativo local em protagonizar transformações e inovações na política e gestão. Além disso, as câmaras de vereadores são vistas como uma ponte entre o Estado e a sociedade, tornando-se locais estratégicos para implementação de práticas de governo aberto. A AVEVI também se destaca como exemplo de articulação e trabalho colaborativo, baseado na diversidade de seus legislativos municipais.

Durante o evento de lançamento, foram destacadas as oportunidades de aprendizado conjunto e a possibilidade de a região se tornar referência para outras áreas do estado, demonstrando que a cooperação e a troca de experiências podem impulsionar o desenvolvimento e a inovação em âmbito municipal e estadual.

Este projeto representa um importante passo rumo à construção de uma gestão mais transparente, participativa e eficiente nas câmaras de vereadores de Santa Catarina, promovendo a integração entre os poderes legislativo, executivo e a sociedade civil.