Câmara homenageia 100 anos da Sociedade Esport Club Estrella

Clube de futebol amador de Nereu Ramos é o mais do município

Nesta terça-feira (07), a Câmara de Vereadores realizou sessão solene em homenagem aos cem anos da Sociedade Esport Club Estrella, de Nereu Ramos. A proposição foi do vereador Pedro Anacleto Garcia (MDB).

A solenidade lotou o salão da Igreja Nª Senhora do Rosário. Participaram autoridades do município, ex-diretores e ex-jogadores do clube, alunos da Escola Euclides da Cunha e moradores locais.

Segundo o propositor da homenagem, o objetivo das sessões itinerantes seguidas de solenes, é aproximar a Câmara de Vereadores da comunidade, resgatando histórias e valorizando o trabalho de entidades e grupos. “O Estrella sempre foi destaque no esporte, mas também deixou sua marca na parte social. Foram momentos grandiosos e uma história inesquecível. Muitos anos de lutas com a participação de várias pessoas”, ressaltou ele.

Na sessão solene Álvaro Tissi, recebeu placa e flores em nome do pai, Otaviano Tissi (in memorian), um dos membros com mais tempo na diretoria do clube, 38 anos.

Também foram homenageados, o Diretor Social do Estrella, Sirilio Voelz, o

Diretor Esportivo, Arno Genesio Zimmermann, o time campeão em 1957 e os jogadores que conquistaram o quinto e último título do campeonato da Liga Jaraguaense de Futebol em 1979 e o tri campeonato norte catarinense. O atual presidente, Ivan Carlos Moretti recebeu placa e flores em homenagem aos 100 anos do clube.

Histórico

Em janeiro de 1919, num pasto nas terras de João Ropelato, acontecia um treino de futebol.

De repente formou-se um temporal, e rapidamente os jogadores correram para se refugiar debaixo de um rancho, que servia de abrigo para o gado.

Neste momento foi levantada a possibilidade de  dar um nome para esta equipe de futebol.

Depois de muitas sugestões, foi definido o nome atual: “SPORT CLUB ESTRELLA”, e na mesma oportunidade, escolhido o primeiro presidente, Lino Piazera.

São inúmeros os relatos de jogos memoráveis: com vitórias, derrotas, conquistas, brigas e confusões.

De domingo até quarta-feira o assunto era o jogo passado. De quinta em diante o assunto era o próximo jogo.

Podemos considerar o Estrella (1919) como o clube de futebol amador mais antigo da região, talvez um dos mais antigos de Santa Catarina ainda em atividade, embora não dispute competições oficiais nas últimas duas décadas.