Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara homenageia Elia Hass pelo seu empreendedorismo exemplar 

COMPARTILHE

Na sessão desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de aplauso dedicada a Elia Hass, em reconhecimento ao seu notável exemplo de empreendedorismo feminino no município. A moção foi proposta pelos vereadores Osmair Luiz Gadotti (MDB), Nina Santin Camello (PP) e Sirley Maria Schappo (Novo).

A iniciativa destaca a importância do Dia da Mulher Empreendedora, celebrado em 19 de novembro, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 8.882/2021, e do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 2004. Além disso, ressalta a recente entrada em vigor da Lei Federal 14.667/2023, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, a ser celebrada em todo o território nacional no mês de novembro.

A decisão da Câmara ocorre em um momento significativo, visto que o número de mulheres empreendedoras no Brasil alcançou uma marca histórica. De acordo com a última pesquisa do Sebrae, no terceiro trimestre do ano passado, o país contava com 10,3 milhões de mulheres à frente dos próprios negócios, representando mais de 34% do total de empreendedores.

O destaque da moção, Elia Hass, empreendedora do bairro Rio da Luz, atua no ramo de ferragens, dedicando-se à fabricação de ferramentas em seu estabelecimento fabril e à comercialização de seus produtos. Ela não apenas administra a empresa, mas também desempenha um papel ativo na linha de produção, confeccionando ferramentas como facas, foices e enxadas.

Segundo os autores da homenagem, a atuação de Elia evidencia que as profissões no mercado de trabalho já não são mais exclusivamente femininas ou masculinas, desafiando estereótipos de gênero. A moção destaca, ainda, a importância de promover a valorização das mulheres como protagonistas no cenário empresarial, com o objetivo de incentivar e apoiar o desenvolvimento das empreendedoras no município.

A moção foi aprovada por unanimidade e entregue à Elia ao final da sessão.

Acessar o conteúdo