Câmara homenageia Policiais do 14º Batalhão de Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores homenageou, em sessão solene, nesta quinta-feira (09), 17 policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar que integraram equipes da Força Nacional de Segurança, em missões pelo país. A proposição de autoria do vereador Ronaldo de Souza (Magal), teve o objetivo de valorizar os policiais do município.

O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, foi criado em 2004 pelo governo federal.

Baseado na Força de Paz da Organização das Nações Unidas – ONU, este programa surgiu com o objetivo de descentralizar ações de segurança pública.

A FNSP é acionada sempre que ocorrem situações de distúrbio público, originadas em qualquer ponto do território nacional. Formada pelas polícias ostensiva e judiciária, além de bombeiros e profissionais de perícia.

Trata-se de um corpo de profissionais especializados, mobilizados e prontos a atuar em apoio e sob a coordenação de outros órgãos subordinados aos governos estaduais e federal do Brasil.

A Força Nacional já foi utilizada no Espirito Santo e Mato Grosso do Sul para conter rebeliões em presídios. Foi utilizada em 2007 no estado do Rio de Janeiro devido a onda de ataques de facções criminosas e em 2013 ela atuou contra a segunda onda de violência que atingiu o estado de Santa Catarina.

A FNSP continua atuando em diversos estados do Brasil. Auxilia na resolução de conflitos, reforço de segurança e na pacificação de comunidades.

POLICIAIS QUE OPERARAM NA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

1 – Maj PM João Carlos Benassi Borges Kuze

2 – Maj PM Aires Volnei Pilonetto

3 – Sub Ten PM Adilson Adriano Carvalho Pacheco

4 – 2º Sgt PM Santana Aparecido Ferreira

5 – 3º Sgt PM Vanderlei André Cardoso

6 – 3º Sgt PM Eliezer Rogério Pereira da Rosa

7 – 3º Sgt PM Otoniel Pereira da Rosa

8 – 3º Sgt PM Dejair Francisco Cavalli

9 – 3º Sgt PM Aliliana Spindola

10 – 3º Sgt PM Adenilson Waldmann

11 – 3º Sgt PM Ronaldo Dias

12 – Cb PM Clovis Willian Severino

13 – Cb PM Felipe dos Santos Rodrigues

14 – Cb PM Gilmar Martins Vieira

15 – Cb PM Eldomar Schlender

16 – Sd PM Cleiton Andrade da Costa

17  – 3º Sgt PM R.R. Aparecido Donizeti Gonçalves

MISSÕES E OPERAÇÕES

MISSÃO – OPERAÇÃO ARCO DE FOGO – MATO GROSSO. Combate ao desmatamento da Floresta Amazônica.

MISSÃO – OPERAÇÃO ARCO DE FOGO – PIDARÉ-MIRIM – MARANHÃO, PA – Combate ao desmatamento da Floresta Amazônica.

MISSÃO – OPERAÇÃO SENTINELA – PONTA PORÃ, MS – Patrulhamento na fronteira.

MISSÃO – OPERAÇÃO SENTINELA – MUNDO NOVO, MS – Patrulhamento na fronteira.

MISSÃO – OPERAÇÃO ROOSEVELT – RONDÔNIA – Combate à extração ilegal de diamantes

MISSÃO – OPERAÇÃO DIVISA SEGURA – No entorno de Brasília. Combate ao tráfico de drogas e alto índices de sequestros relâmpagos nas cidades satélites de Brasília.

MISSÃO – OPERAÇÃO JARAGUÁ – ALAGOAS, MACEIÓ – Ações de rádio patrulhamento no combate à violência e ao tráfico de drogas.

MISSÃO – OPERAÇÃO JOGOS PANAMERICANOS – RJ – Prestando segurança ao evento

MISSÃO – OPERAÇÃO SENTINELA- COMODORO – MT – Patrulhamento na fronteira

MISSÃO – OPERAÇÃO SENTINELA- FOZ DO IGUAÇU – PR – Patrulhamento na fronteira auxilio a Receita Federal

MISSÃO – OPERAÇÃO COPA DAS CONFEDERAÇÕES – RJ – Prestando segurança ao evento

MISSÃO – OPERAÇÃO COPA DO MUNDO DE FUTEBOL – RJ – Prestando segurança ao evento

MISSÃO – OPERAÇÃO JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – Vinda do papa, prestando segurança ao evento.

MISSÃO – OPERAÇÃO SÍRIS, – ARACAJU-SE – Atuação dentro do sistema penitenciário.

MISSÃO – OPERAÇÃO BELO MONTE – ALTAMIRA, PARÁ – Com patrulhamento no canteiro de obras da usina Belo Monte.

MISSÃO – OPERAÇÃO PARNAÍBA – COMPLEXO DE PRESÍDIOS PEDRINHAS – SÃO LUÍZ – MA – Prestando segurança dentro do complexo presidiário

MISSÃO – OPERAÇÃO POTIGUAR – NATAL, RN- Prestando segurança dentro do complexo presidiário.

MISSÃO – OPERAÇÃO MACUCO- BUERAREMA, BA – conflito entre fazendeiros e indígenas.

MISSÃO – OPERAÇÃO – RIO DE JANEIRO, RJ – Apoio às unidades pacificadoras.

MISSÃO – OPERAÇÃO – RIO DE JANEIRO, RJ, Contensão na Favela de Santo Amaro.

OPERAÇÃO CONISI – RIO DE JANEIRO, RJ Cumprimento de ordens judiciais de mandado de prisão.

OPERAÇÃO ONERAT – RIO DE JANEIRO, RJ Combate ao crime organizado e o roubo de cargas.

MISSÃO – OPERAÇÃO JOGOS OLIMPICOS E PAN-AMERICANOS 2016, RJ.

MISSÃO – OPERAÇÃO JAMARI – ARIQUEMES, RO – Reforço às ações do Policiamento Ostensivo.