Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara homenageia professores  

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou nesta terça-feira (10), sessão solene em homenagem ao dia do professor (comemorado em 15 de outubro) e entrega da Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini.

Na oportunidade foram homenageados com placas, 11 professores indicados pelos Vereadores. Todos têm mais de 10 anos na profissão e apresentaram relevantes trabalhos na área da educação.

Um dos pontos altos da homenagem, foi a entrega da Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini ao senhor João Arnoldo Gascho, como prêmio simbólico pelos relevantes trabalhos na área da educação. Com mais de 51 anos de atuação na área, seu nome foi uma escolha da mesa diretora da Câmara de Vereadores.

A entrega da medalha é efetuada a cada dois anos em Sessão Solene, realizada na semana alusiva ao Dia do Professor, no Plenário da Câmara Municipal. A outorga da Medalha é feita por indicação da Mesa Diretora, a um professor que tenha mais de 15 anos de serviços prestados na educação. A Medalha “Brasília Gastaldi Beltramini” só pode ser concedida uma única vez ao mesmo professor.

 

Professores Homenageados

Professora e Maestrina Liara Roseli Krobot  – Natural de Corupá-SC, nasceu em 19 de abril de 1964. Bacharel em música pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestre em Música e Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante 15 anos atuou como professora no curso de pedagogia em Jaraguá do Sul, lecionando a seguinte disciplina: “Fundamentos das Linguagens-Música”.

Na prefeitura de Jaraguá do Sul exerceu a função de educadora social. Simultaneamente regeu o coral em oficinas, e coordenou o programa para crianças e jovens do Festival de Música de Santa Catarina – FEMUSC.

É professora e presidente da COOPERARTE – Entidade mantenedora da Casa e Cultura. Há 18 anos dá aulas de flauta doce, flauta transversal, teoria musical, técnica vocal, educação musical e regência.

É maestrina de 04 corais da região: Coral Marisol, Coral da Comunidade Evangélica em Guaramirim, Coral do Centro Universitário de Jaraguá do Sul, Coral do Centro de Convivência da Terceira Idade, também é responsável pela regência do coral da UDESC em Joinville.

Através da música inspira as pessoas com amor e carinho. Mudou a vida de diversos alunos ao transmitir seus conhecimentos musicais e ser um exemplo de vida e admiração.

 

Professora Marister Battisti Raulino – Filha de Emílio Battisti e Cordélia Gullini Battisti é natural de Nova Trento.

Em 1976 casou-se com Balduino Raulino, com quem teve três filhas: Mara Isa, Cintia e Cinara.

Graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Educação, iniciou sua vida profissional em sua cidade natal em uma Escola Multisseriada.

Nos municípios de Brusque e Gaspar atuou como professora primária e para alunos do 05º ao 08º ano.

Ao chegar em Jaraguá do Sul trabalhou como professora no Colégio Divina Providência.

Em 1984 ingressou na prefeitura de Jaraguá como supervisora da Educação Infantil.

Vinculada à secretaria de educação, durante 06 anos foi diretora da Escola Municipal Cristina Marcatto.

Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Municipal Ricieri Marcatto.

 

 

Professora Eliane Horst – Casada e mãe de dois filhos é natural de Jaraguá do Sul.

Cursou o ensino médio no Colégio Lauro Zimmermann em Guaramirim, onde se habilitou para o magistério.

Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, iniciou sua carreira profissional em 1991.

Desde 1992 é concursada na prefeitura de Jaraguá do Sul.

Durante todos esses anos dedicou sua existência para a educação de crianças.

Depois de uma vida inteira de trabalho se aposentou da sala de aula no ano de 2016.

 

José Ediberto Torizani. – Nascido em Jaraguá do Sul, é casado com Carmem Lúcia S. Sanches Torizani, com quem teve três filhos e dois netos.

Graduado em Letras, possui especialização em Leitura e Produção de textos. É mestre em ciências da linguagem.

Possui em seu currículo diversas publicações acadêmicas e cursos ministrados.

Algumas de suas experiências profissionais:

·         Articulador de Língua Portuguesa da Semed;

·         Assessor Pedagógico da UNERJ;

·         Professor de Língua Portuguesa da Faculdade Jangada;

·         Professor e Orientador de Língua Portuguesa do Colégio Evangélico Jaraguá;

·         Professor de Língua Portuguesa e orientador do curso de letras na UNERJ;

·         Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Divina Providência;

Durante os anos 2000 à 2016 atuou como professor de Comunicação e Expressão na Católica de Jaraguá do Sul.

Atualmente é professor de língua portuguesa na Escola Municipal Francisco de Paula.

 

 

Professora Diana Silva Oliveira – Filha de Francisco de Oliveira e Lucimar Silva de Oliveira, nasceu em 07 de janeiro de 1981, no município de Balneário Barra do Sul.

Apaixonada pela educação cursou Pedagogia. Se especializou em Educação Infantil com ênfase em Educação Especial, e em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar.

Atuou como professora de 2001 à 2013 em várias escolas municipais, estaduais e na APAE.

Em agosto de 2013 pediu exoneração do cargo de professora que ocupava na cidade de Joinville, para assumir o cargo de coordenadora pedagógica na escola Gertrudes Steilein Milbratz. Nos primeiros 05 meses deste ano atuou como diretora nesta unidade escolar.

Seu lema é: Valorize cada indivíduo e seus conhecimentos, desenvolva a humildade e o amor. Esses valores nos levam a sentimentos humanos superiores.

 

 

Professor Maicon Soethe Vaccarin– Nascido em Descanso, extremo oeste catarinense, filho de Lucia Maria Soethe e Flávio Domingos Vaccarin. Casado com Rosiclé Schmitt e pai de dois filhos, João Henrique e Vicente.

Iniciou sua jornada como professor de Educação Física no ano de 2003, na cidade de Mondaí –SC. Formou-se na UNOESC- São Miguel do Oeste, e se especializou em Voleibol pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro.

Atualmente cursa pós-graduação em Gestão Escolar pela faculdade São Luís de Ribeirão Preto- SP. Técnico nível III pela Confederação Brasileira de Voleibol. Professor efetivo da Escola Municipal de Ensino Básico “Helmuth Guilherme Duwe”, onde idealizou à três anos o Projeto Social “Craque na Escola Craque na Bola”, atendendo mais de 150 crianças e adolescentes, nas modalidades de Futebol de Salão e Voleibol no bairro Rio da Luz.

Fundador e responsável técnico pela Escola de Futebol Rio da Luz. Presidente da Associação Desportiva Rio da Luz.

 

Professora Jussara Vicente Bóries – Filha de Raul e Emília Vicente, nasceu em São Bento do Sul.  Com apenas 01 ano de idade se mudou para Jaraguá do Sul.

Inspirada em sua mãe que também era professora, iniciou sua trajetória na educação aos 14 anos de idade.

Formada em Estudos Sociais e História, na década de 80 foi supervisora regional do antigo mobral, hoje educação para adultos. Entre 93 e 94 foi diretora da Escola Albano Kanzler.

Em 1996 foi membro do Conselho Fiscal do Instituto Educacional de SC – IESC.

Após 32 anos dedicados a educação, em 2016 se aposentou.

 

 

Professor Elson Quil Cardozo  – Casado e pai de dois filhos, nasceu no estado do Espirito Santo em 29 de janeiro de 1965.

Em 1993 migrou para Santa Catarina e começou a atuar como professor de matemática na prefeitura municipal de Corupá e em outras escolas de Jaraguá.

Ao ingressar no mestrado, a partir de 2001, começou a lecionar para o ensino superior na área de engenharia.

Em 2008 prestou concurso para o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, passando a atuar exclusivamente nesta instituição.

Devido a sua dedicação, em 2013 a convite da gestão anterior, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Educação.

Ao retornar para o IFSC é responsável pela formação de professores de Física e Matemática para a Educação Profissionalizante de Jovens e Adultos – PROEJA.

 

Professor Paulo Sérgio Praxedes do Monte Araújo – Natural de Goiânia- GO, nasceu em 04 de junho de 1983.

Iniciou sua carreira como professor no ano de 2001, ao dar aulas de libras no Banco Estado de Goiás.

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no curso de Letras, se especializou em Tradução e Interpretação em Libras, bem como em Educação Especial Inclusiva e Interdisciplinar.

Desde o ano de 2011 atua como professor de libras em escolas estaduais e municipais de Jaraguá do Sul.

 

 

Liane Lia Reinke – Nasceu em 06 de maio de 1972 e sempre residiu no bairro Rio Cerro II. Aos 17 anos iniciou o curso superior de Letras. Em 1994 se formou pela FURB.

Seu primeiro emprego foi na Escola João Romário Moreira, durantes os anos 1992 à 1999 lecionou as matérias: Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura.

Realizou o Concurso Público e se efetivou em 1999. Coordenou um projeto de aprendizagem para alunos com defasagem em idade/série de 2000 a 2001. Em 2002 assumiu a direção da Escola até os dias atuais, sendo que este ano completou 25 anos de trabalho na EEB Profº João Romário Moreira, mostrando seu amor e dedicação à Escola.

 

 

Dilma Clarinda Kons – Nasceu em uma família humilde de 09 irmãos na pequena cidade de Antônio Carlos – SC. Aos 07 anos se mudou para Jaraguá do Sul. Apesar da vida difícil sonhava em se tornar professora.

Após alguns anos trabalhando como diarista, prestou o concurso para agente de serviços gerais para a Escola Holando Marcelino Gonçalves.

Através do incentivo da professora Elfrida Gerenth Rosá concluiu seus estudos. Durante o 03º ano do curso normal foi convidada para trabalhar como professora no colégio Divina Providência.

Durante seus anos de experiência lecionou em escolas municipais e estaduais. Atuou como coordenadora do Projeto Educação para Jovens e Adultos entre os anos de 95 à 98.

Em 2000, iniciou sua vida acadêmica na UNERJ, hoje Católica, porém por motivo de saúde foi preciso desistir do curso.

Aos 68 anos de idade é aposentada por tempo de serviço no Colégio Divina Providência e no Estado.

Tem orgulho de sua história de vida e de tudo que construiu. É grata a Deus e a todas as pessoas que de alguma maneira contribuíram e fizeram parte de sua trajetória.

 

 

Homenageado com a Medalha de Mérito Brasília Gastaldi Beltramini.

 

João Arnoldo Gascho – Nascido em 12 de fevereiro de 1947 no bairro Santa Luzia. Filho de Germano Gascho e Maria Schmitt Gascho, é viúvo e pai de 02 filhas.

Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Possui especialização em Ciências Sociais, Administração e Recursos Humanos.

Formou-se mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Concluiu créditos no curso de doutorado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

No magistério foi professor no Seminário Diocesano de Joinville entre 1966 e 1967. Professor na Escola Técnica de Comércio em Curitiba, no ano de 1972.  Entre 1985 à 1986 lecionou para a turma de Administração de Recursos Humanos na UNIVILLE.

No Centro Universitário Católico de Santa Catarina, além de ser professor em diversos cursos, atuou como Coordenador de Assessoramento Pedagógico, Coordenador do Projeto de Extensão, Coordenador de Pós-graduação e membro do Grupo Projeto Comunitário.

Trabalhou em grandes empresas como Weg, Oxford e Seara, atuando na área de recursos humanos. Ministrava cursos e palestras, e era responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Durante 04 anos foi membro do Conselho Municipal de Educação, sendo 02 como presidente.

Autor do livro: “Do Mito ao Genoma – A Ética na Contramão da História, e recebedor do Prêmio RH, concedido pela Associação Jaraguaense de Recursos Humanos.

Atuar na educação e com os estudantes, é o que sempre lhe serviu de motivação e entusiasmo para enfrentar os desafios impostos.

Após, 51 anos de trabalho, dedicação e excelência, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul sente-se honrada em prestar homenagem a este profissional.