Câmara homenageia Voluntários do Hospital São José

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul prestou homenagem à Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ) na noite desta terça-feira (04). A solenidade foi instituída pela lei municipal n° 5.817 de 2010 e lembra o Dia Internacional do Voluntário que é celebrado em 5 de dezembro desde 1985, quando foi estabelecido pela ONU. O presidente da AVSJ, Joe Gieseler, recebeu do Legislativo jaraguaense placa e flores em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade.

Em seu discurso, Gieseler ressaltou a história bonita da AVSJ e a dedicação que todos os participantes têm com os pacientes e as pessoas que utilizam a unidade hospitalar. “A cidade tem uma vocação fantástica para o voluntariado e a prova disso são as obras que podemos ver acontecendo. Nossa história é mais antiga do que o próprio Dia. O Dia do Voluntário foi instituído em 1985 e o São José começou em 1926 através de um ato voluntário. Demorou muito para o mundo reconhecer esse trabalho”, frisou.

O presidente da Câmara, vereador Anderson Kassner, afirmou que a sessão solene em homenagem ao Dia do Voluntariado é um momento muito especial, pois é quando o Legislativo jaraguaense tem a oportunidade de agradecer, parabenizar e dar visibilidade às pessoas e organizações “que trabalham movidas pelo bem e pela solidariedade. É quando estamos diante de pessoas que se doam sem esperar nada em troca. É quando podemos reconhecer o bem e incentivar a sua multiplicação. Quem pratica este ato de amor, e principalmente quem recebe, sabe o significado do trabalho voluntário”, salientou.

HISTÓRICO

O voluntariado está diretamente ligado à história do Hospital São José. Ainda em 1926 um grupo de motoristas, de forma voluntária, buscou recursos para a construção do hospital. Já na década de 80 surge o primeiro grupo de voluntários do São José. A Associação de Voluntários veio se consolidar e ter a estrutura que conhecemos hoje há três anos. Joe Gieseler, atual presidente da Associação, se juntou a mais 115 pessoas para se dedicar à entidade como uma forma de agradecimento pela cura de sua leucemia. Em 2016 começaram a viabilizar a criação da Casa São José, inspirados em um projeto semelhante desenvolvido no município de Xanxerê-SC.

Tirar o projeto do papel parecia um sonho distante, mas graças à solidariedade jaraguaense e preocupação do empresariado local, bastaram alguns meses para o espaço começar a receber pessoas com conforto e qualidade. O resultado são mais de 350 pessoas atendidas, 4.969 refeições servidas e 3.797 quilos de alimentos doados.

Além do projeto “A Casa São José”, o hospital conta com o projeto: “Conforto Oncológico”, que acolhe diariamente pacientes em tratamento, bem como seus acompanhantes, oferecendo apoio, carinho e alimentação. Atualmente, alguns grupos compõem a associação: Grupo Amoração, Coral Cantores de Deus, Grupo de Conforto Oncológico, Conselho Deliberativo, Grupo do Coral, Grupo de Oração Divina Misericórdia, Grupo Mãos Fraternas, Grupo Ministros da Eucaristia e Grupo Saracura.