Câmara lança Gibi voltado aos alunos das séries iniciais do município

Câmara lança Gibi voltado aos alunos das séries iniciais do município

Material vai reforçar as ações institucionais do Poder Legislativo

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (08), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o presidente Marcelindo Carlos Gruner lançou o Gibi “Os três Poderes: Uma aventura no Legislativo Municipal”. O material didático e educativo, é voltado aos estudantes que visitam a Câmara, principalmente os ligados ao Programa “Alunos no Legislativo”, que frequentam as séries iniciais (4º ou 5º ano do ensino fundamental do município).

O Gibi foi elaborado pelo setor de comunicação da Câmara de Vereadores, com criação e ilustração feita por Isaac Huna, desenhista e produtor cultural, morador de Jaraguá do Sul, com longa experiência na área. Entre seus principais trabalhos está a criação dos personagens da Turma da Xuxinha. Huna teve sua proposta selecionada ao participar do processo de dispensa de licitação, feito pela Câmara de Vereadores, para escolha do profissional que iria criar os desenhos. A tiragem é de 5 mil exemplares.

Acompanharam a coletiva, os vereadores Anderson Kassner e Isair Moser, a secretária de cultura, esporte e lazer, Natália Lúcia Petry, representante da secretaria de educação, vereadores mirins, servidores da Câmara e demais convidados.

Marcelindo Carlos Gruner também aproveitou para ressaltar outros investimentos feitos nos programas institucionais da Casa de Leis neste ano:

– Cartilhas para os alunos do Câmara.Com Você, totalmente produzidas pela comunicação. Nelas, os alunos do ensino médio recebem informações sobre a conceituação dos Poderes constituídos, atribuições e competências do Executivo e do Legislativo, atribuições específicas dos vereadores e funcionamento da câmara, procedimentos legislativos, incentivo ao exercício da cidadania e valorização do voto, entre outros temas.

–  Folder explicativo sobre os programas, Alunos no Legislativo, Vereador Mirim e Câmara.Com Você. Este material que traz um resumo dos conteúdos desenvolvidos com os estudantes.

– Uniformes (22 jaquetas e camisetas) e kit didático para os Vereadores Mirins (caneta, fichário, pasta, squeeze, régua).

“Nossa meta frente à presidência da Câmara neste ano é investir em pessoas, tecnologia e transparência”, reforçou Gruner.

Outras ações institucionais já desenvolvidas

Em 2019 a Câmara de Vereadores desenvolveu um calendário de ações alusivas aos 85 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, a fim de ressaltar a importância histórica desta data para Jaraguá do Sul.

–  Sessão Solene de Emancipação de Jaraguá do Sul, que homenageou os ex-presidentes do Poder Legislativo.

– Revitalização da galeria dos ex-presidentes.

– Criação do selo comemorativo dos 85 anos de Emancipação.

–  Sessão solene da Colonização do município, homenageando as entidades étnicas da cidade que mantém vivas as tradições das etnias colonizadoras.

–  A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pela primeira vez, participou do desfile de aniversário do município. O pelotão contou com a presença dos alunos integrantes dos programas institucionais da Casa e alunos da escola João Romário Moreira, do Rio Cerro. Cerca de 57 estudantes desfilaram, acompanhados por servidores da Câmara.

Ações programadas

A Câmara de Vereadores participara, pela primeira vez, da Feira do Livro que ocorre de 08 a 18 de agosto no pátio da Scar. No estande, vereadores mirins e servidores da Câmara, estarão recebendo os visitantes, falando sobre as ações do Poder Legislativo e distribuindo material institucional do Legislativo. A ouvidoria da Câmara também estará lá mantendo contato com os visitantes.

Ainda para este ano está previsto o lançamento do livro que contará a história dos 83 anos do Poder Legislativo Jaraguense. O livro já está sendo trabalhado e uma Comissão cuida do andamento da obra.