Na manhã dessa quarta-feira (26), os vereadores mirins realizaram sua primeira Sessão Ordinária do ano. A presidente, mirim Isabelly da Silveira, da E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen, conduziu os trabalhos, que contaram com a presença de todos os parlamentares mirins titulares e suplentes, além de parte do efetivo do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul.
Eleição do Conselho de Ética
Após o início da sessão, a eleição para o Conselho de Ética da Câmara Mirim foi realizada. Para o cargo de presidente, a mirim Laura Güths, da E.M.E.B Rodolpho Dornbusch, foi eleita e, para vice-presidente, foi escolhido Luigi Vincenzo Konell Luisi, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars. O membro titular será o mirim Murilo Correa de Freitas, da escola Sesi, e, como suplentes, foram escolhidos Luana Riegel Vegini, da E.M.E.B. Atayde Machado, e Isadora Luiza de Carvalho, da E.E.B. Euclides da Cunha.

O Conselho de Ética é o órgão de consulta, instrução e julgamento da conduta dos parlamentares, já que é sua responsabilidade zelar pela observância do Regimento Interno. Por isso, os jovens parlamentares devem se atentar e seguir as regras do Código de Ética, que estabelece princípios éticos e regras básicas de decoro, e do Regimento Interno.
A votação segue o projeto de resolução 3/2024, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Mirim. A escolha depende de maioria simples, ou seja, mais da metade dos votantes, e é aberta e nominal, em que os votos são declarados publicamente pelos eleitores durante a sessão.
Palavra Livre
A vereadora suplente Clara Lafin, da E.E.B. Euclides da Cunha, usou o seu momento na tribuna para informar os parlamentares e munícipes sobre as ações da ADV, a Associação Desportiva de Voleibol, que promove a prática do vôlei nas escolas. Ela enfatizou que muitas pessoas não conhecem a entidade, e que a divulgação é necessária por conta dos benefícios promovidos pelo esporte na vida da comunidade.
“Afirmo que é um projeto marcante. O vôlei não ensina só na quadra. Ele te ensina como pessoa também”, explicou Lafin, ao convidar os mirins a participarem das atividades da ADV.
Moção de Aplausos
A 1º Sessão Ordinária do ano também contou com a entrega da moção de aplausos ao 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul pelos 25 anos de presença do PROERD na cidade.