Câmara Municipal apela por reajuste salarial dos servidores públicos

Na sessão desta quinta-feira (1°) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de apelo à Prefeitura jaraguaense para que seja implementado um reajuste salarial para os servidores públicos do município. A matéria conta com o apoio de dez parlamentares.

A iniciativa baseia-se em diversos fatores que foram considerados. Em primeiro lugar, a persistência e elevação da inflação ao consumidor, refletindo uma alta dos preços que tem impactado diretamente no poder de compra dos cidadãos. A moção ressalta que, de acordo com as projeções, a inflação para o ano de 2024 está calculada em 3,90%, com expectativas de aumento para o IPCA em 2025 e 2026 mantidas em 3,50%, conforme dados do Boletim Focus de 8 de janeiro.

Os vereadores também enfatizaram a garantia constitucional da revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos. Além disso, destacaram que diversos municípios em todo o país estão mobilizando esforços para assegurar a equiparação salarial de seus servidores, respeitando os prazos estabelecidos por lei, especialmente em virtude do calendário eleitoral.

Mesmo reconhecendo os desafios econômicos decorrentes da crise epidêmica de Covid-19, os vereadores ressaltaram que a saúde financeira do município se encontra equilibrada. No entanto, alertaram para a persistência da elevação nos preços dos produtos e insumos, exemplificando que itens essenciais como arroz e gasolina aumentaram em cerca de 40% em um ano, enquanto o botijão de gás teve um aumento de aproximadamente 29%.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.