Câmara pede ação para acabar com filas por tratamentos odontológicos

Na sessão realizada nesta quinta-feira (15) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, foi aprovada uma moção que apela ao Poder Executivo Municipal pela tomada de medidas para acabar com a fila de espera por tratamentos odontológicos. A proposta visa atender à demanda municipal e proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos que necessitam de atenção odontológica.

A moção destaca a urgência em resolver a falta ou baixo número frequente de profissionais da odontologia nos postos de saúde da cidade. Essa deficiência, segundo os autores da matéria, tem contribuído para a acumulação de uma significativa fila de espera por tratamentos, afetando diretamente a saúde bucal da população.

Um dos pontos ressaltados na moção é a constante demanda populacional desassistida em tratamentos odontológicos, sejam eles preventivos ou não. Conforme o documento, muitas famílias têm sido obrigadas a recorrer a clínicas particulares, acarretando despesas financeiras que, em alguns casos, são um peso adicional para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

A matéria enfatiza ainda que o acesso à saúde de qualidade é um direito fundamental de todo cidadão. A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.