Câmara presta homenagem aos professores

DSC06722Em comemoração ao Dia do Professor, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul prestou ontem, 15, uma homenagem aos docentes do município. A data escolhida para a celebração dos profissionais dessa área, 15 de outubro, surgiu da iniciativa do professor Salomão Becker que lecionava em São Paulo. O professor propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, e troca de experiências. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O vereador Jocimar Lima foi o escolhido para representar a Casa no uso da palavra na tribuna durante a homenagem. Segundo ele, o trabalho dos professores na educação é fator decisivo para proporcionar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população. Ele aproveitou para agradecer aos professores que teve ao longo da vida. “Não podíamos deixar de homenagear os professores nesse dia, pois tudo parte de um professor”, disse. “Não é possível ser um médico, um advogado ou engenheiro se não passar por um professor, tamanha a importância deste profissional”.

O vereador Arlindo Rincos também fez uso da palavra. “Esse é o momento para reverenciarmos os nossos mestres que nos ajudam ou ajudaram a trilhar um caminho de seriedade, respeito, ética e educação”, declarou. “Nessa oportunidade devemos agradecer aqueles que nos instigam a pensar, questionar, a refletir, a viver sempre em busca do conhecimento e, principalmente, dos nossos sonhos”, complementou.

A professora e também homenageada, Eliz Regina Demarchi Müller, registrou na tribuna seu agradecimento aos vereadores pela solenidade.

Os professores homenageados

Cada vereador escolheu um professor para receber no plenário um buque de flores como forma de homenagear todos os educadores de Jaraguá do Sul.

O vereador Amarildo Sarti prestou homenagem ao professor Renato Schmitz que tem como missão passar mensagens positivas aos jovens.

A homenageada do vereador Arlindo Rincos foi a professora Anita Lúcia Marquardt Berti. Como educadora, Anita iniciou sua missão em 1979 na escola Euclides da Cunha em Nereu Ramos, que acabou dirigindo durante 15 anos. Mesmo com a aposentadoria na rede estadual, continou exercendo a profissão nas escolas municipais até 2010, quando se aposentou.

O vereador Eugenio Juraszek homenageou o docente Carlos Pscheidt. Carlos atuou nas escolas Professor Holando Marcelino Gonçalves, Roland Harold Dornbusch, João Romário Moreira, a qual foi diretor, e a Professor José Duarte Magalhães.

Jair Pedri celebrou a data homenageando o professor Hercílio Mendonça da Rosa que, apaixonado pelo esporte, seguiu carreira como professor de educação física.

A professora Jaqueline Orzehowski foi a homenageada do vereador Jeferson de Oliveira. Os nove anos integrando a equipe do Centro Educacional Dente de Leite fazem parte dos 12 em que atua como professora.

João Fiamoncini homenageou Luciano José Ross, professor e atual diretor da escola professor Francisco Solamon. Aos 19 anos, Luciano, começou a lecionar na rede Marista e em escolas estaduais. Há 22 anos prestou concurso público e hoje é um dos professores da rede municipal de ensino.

Eliz Regina Demarchi Müller recebeu a homenagem das mãos do vereador Jocimar de Lima. Ela é formada em pedagogia, com especialização em educação infantil e pós-graduação em psicopedagogia.

O presidente da Casa, José Ozório de Ávila escolheu o professor Dolcídio Menel para ser homenageado na solenidade. Dolcídio iniciou sua atuação na rede pública de ensino no ano de 1957. Foi professor, orientador, vice-diretor e diretor de escola. Aposentou-se em 1987, mas continua trabalhando em colégios particulares.

O vereador Pedro Garcia homenageou Ines Pradi Totik. Pedagoga, com especialização em psicopedagogia, ela é funcionária pública da rede estadual de ensino há 33 anos. Há dez anos como diretora da escola Elza Granzotto Ferraz, no bairro Santa Luzia.

Vitório Altair Lazzaris homenageou a professora Rosa Aidil Lázzaris Schiochet que iniciou sua carreira no colégio estadual Abdon Bastista, no ano de 1961, lecionando todas as disciplinas. Mais tarde, optou pela área de geografia.