Câmara realiza sessão em homenagem ao dia Internacional do Voluntário

A Câmara de Vereadores realizou nesta terça-feira (05), sessão em homenagem ao dia Internacional do Voluntário. Neste ano a OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, foi recebeu a homenagem.

O voluntariado é um ato de cidadania, um componente decisivo e importante na vida de várias pessoas. Ele contribui para a redução das desigualdades sociais e promove a necessidade, e o desejo de ajudar ao próximo.

Desde o ano de 1985 a Organizações das Nações Unidas – ONU instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. Nesta data são promovidas ações com o objetivo de incentivar a sua prática em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

O voluntário pode ser definido como uma pessoa que devido ao seu interesse e espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração, a atividades que promovam o bem-estar social.

A OASE

Conhecendo a situação e a necessidade de Jaraguá do Sul, pastor Ferdinando Schlünzen convidou a comunidade para uma reunião com a intenção de discutir as prioridades locais.

Recentemente havia falecido uma jovem devido a complicações no parto. Era um exemplo que apontava para a necessidade de contratação de uma parteira formada e qualificada. Por esta razão, um grupo de mulheres resolveu fundar no dia 08 de novembro de 1931 a Associação Feminina.

A “Associação Evangélica de Senhoras de Jaraguá” foi fundada em união com a Comunidade Evangélica Luterana, e tinha como objetivo a assistência a doentes, gestantes, e atuação no campo da beneficência.

A Associação Feminina que alterou seu nome social para Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, em 1954, prestou relevantes serviços à comunidade evangélica e ao povo em geral de Jaraguá. Em fevereiro de 1935, emprestou R$ 1.000,00 (um mil réis) à comunidade para a construção da nova igreja.

Em 12 de setembro de 1937, realizou seu primeiro bazar nas escolas, com exposição de trabalhos manuais, vestidos e roupas. Nas suas atividades a associação sempre apoiou e colaborou com as festas infantis.

No ano de 1940, arcou com os custos do sino da Comunidade Luterana, o qual apresenta uma dedicatória da Associação.  Em 15 de março de 1950, o jardim de infância Pestalozzi que atendia 46 crianças, recebeu da associação significativa soma em dinheiro para pagar o salário de seus professores, bem como para cobrir outras despesas.

A partir de 1951, as mulheres passaram a reunir-se sempre na primeira quinta-feira do mês para trabalhos manuais, palestras e leituras edificantes.

Neste contexto, e com o objetivo claro de ajudar as comunidades luteranas que ainda estavam em ascensão, a OASE auxiliou financeiramente e com donativos as comunidades Três Rios do Norte, Rio Cerro e Centro.

Em 1960, quando a comunidade Evangélica Luterana comprou o “Hospital do Morro”, a associação investiu e contribuiu para o equilíbrio de suas finanças, bem como para o atendimento qualificado dessa instituição hospitalar.

Mais recentemente, em 1983, pela primeira vez a OASE reuniu seus idosos com um programa especial voltado a esse grupo.

Ainda hoje, 86 anos após a sua fundação, a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas continua no seu propósito de prestar serviços à comunidade e à sociedade civil, colaborando financeiramente em todos os setores de trabalho.

As comunidades, paróquias e toda igreja evangélica de confissão luterana são impensáveis sem a atuação decisiva dessas mulheres, que sempre encontram tempo para atividades de serviço, prestando sua valiosa e efetiva colaboração no processo de melhor viver em comunidade.