Câmara rende homenagem ao saudoso padre Antônio

DSC03642O centenário de nascimento do padre Antônio Echelmeyer, foi celebrado em uma homenagem especial realizada pela Câmara de Vereadores na noite de ontem, 2. A sessão itinerante ocorreu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, comunidade para a qual o sacerdote dedicou-se por mais de 40 anos.

Autoridades como o vice-prefeito Jaime Negherbon e o padre Donizeti Queiroz participaram da celebração, que teve também a ilustre presença dos familiares do padre Antônio, vindos da Alemanha, sua terra natal. Um vídeo produzido pela TV Câmara resgatou a trajetória de vida e dedicação do homem religioso para a sua comunidade, emocionando a todos. Coube ao chefe do arquivo histórico, Giuliano Berti, narrar estas memórias.

Propositor da homenagem, o vereador Amarildo Sarti relembrou a atuação do padre Antônio, um homem profundamente inserido na vida da comunidade. Mais que construir grandes obras e evangelizar, padre Antônio comemorava as conquistas individuais e confortava a quem sofria. “Sabia dizer sim e não. Era um homem categórico. Sim quando era bom para a comunidade e para as pessoas. E não quando fazia mal para a comunidade e para as pessoas”.

Segundo o vereador, o sacerdote era um homem austero e sério. “Com ele a hipocrisia não prosperava. O padre Antônio ensinou: o que se fala, se cumpre. O que se diz, se escreve, e se assina embaixo. Não tinha medo de tocar nas feridas da comunidade”, comentou, agradecendo a Congregação do Sagrado Coração de Jesus e aos familiares, “por terem cuidado, criado, formado, gerado alguém que com tanta nobreza soube liderar esta comunidade e soube ser um amigo fiel, um parceiro de todas as horas”.

“Como seria bom que ele estivesse conosco durante todos estes dias que marcam os 100 anos do seu nascimento. Um dia ele se foi. Deixou a todos nós e sua querida Nereu Ramos, mas a deixou nas mãos milagrosas do padre Aloísio Boeing. Amanhã, com toda certeza, Nereu Ramos terá um grande dia, pois juntos lá no céu, padre Antônio e padre Aloísio estarão comemorando estes 100 anos, cumulando de bênçãos esta gente, cumulando de graças todo nosso povo a fim de que alcancemos a prosperidade, a justiça, a paz e a fraternidade”, discursou Sarti.

Morador da comunidade, o vereador Pedro Garcia também conviveu com o padre Antônio, participando da liturgia da Igreja durante muitos anos. Para ele, o sacerdote serve de exemplo para todos. “Ele viveu plenamente a sua entrega a Deus e ao próximo, e serve de exemplo para todos nós. Abençoados foram os seus sacrifícios, os seus ensinamentos, e o carinho dedicado a esta comunidade, de maneira incansável desde os primeiros anos de trabalho”, declarou.