Capacete de respiração é sugerido para tratamento da Covid-19

Na sessão desta terça-feira (8), o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) fez uma indicação à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Jaraguá do Sul pedindo a aquisição de capacetes de respiração assistida Elmo, que auxilia no tratamento de pacientes com Covid-19 substituindo a intubação tradicional. O equipamento, desenvolvido no estado do Ceará, já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está sendo utilizado por vários municípios do país.

Almeida destaca que o capacete é bem menos invasivo que a intubação e vai ser fundamental para salvar vidas de infectados que apresentam sintomas leves e moderados da Covid-19. Na pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará, o Elmo reduziu em 60% a necessidade de internação em leitos de UTI. O parlamentar também afirma que o custo do Elmo é baixíssimo: de R$ 1200 a R$ 1.500. Muito mais em conta do que os respiradores que são utilizados no tratamento da Covid-19, que chegam a custar 80 mil reais.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 08/06/2021