Cartilha Eleitoral é disponibilizada no Legislativo Jaraguaense

Nesta semana, uma cartilha informativa contendo orientações essenciais sobre as eleições foi disponibilizada para os servidores do Legislativo em Jaraguá do Sul. Ela visa esclarecer as principais condutas vedadas e fornecer um cronograma detalhado para as eleições de 2024.

A iniciativa, promovida pela Gerência de Comunicação Social e Programas Institucionais, Controladoria e Procuradoria Jurídica, busca garantir que os servidores públicos e agentes políticos estejam plenamente cientes de suas responsabilidades e direitos durante o processo eleitoral. A cartilha detalha as normas e regulamentos que regem as eleições, visando promover um ambiente de eleição justo e transparente.

Entre as condutas vedadas destacadas na cartilha estão o uso indevido de recursos públicos, publicidade institucional, gestão de pessoas e as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Além disso, são fornecidas orientações específicas sobre o período de campanha, propaganda eleitoral e outras diretrizes importantes para os candidatos e eleitores.

O calendário eleitoral incluído na cartilha apresenta as datas-chave do processo eleitoral, como o prazo final para registro de candidaturas, as regras de financiamento coletivo, desincompatibilização do cargo em caso de servidor público comissionado que pretende concorrer nas eleições municipais e, principalmente, a data da eleição em si. Essas informações são essenciais para garantir que todos os envolvidos estejam devidamente informados e preparados para participar ativamente do processo democrático.

A disponibilização da cartilha é um passo importante na promoção da transparência e integridade nas eleições municipais que acontecerá no dia 06 de outubro. Os servidores do Poder Legislativo Jaraguaense e os munícipes poderão acessar a cartilha através do site oficial da Câmara de Vereadores ou abaixo:

Download (PDF, Unknown)