Cinquentenário da Albano Kanzler é celebrado na Câmara

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul comemorou com uma sessão solene durante a noite de terça-feira (27/05), os 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, implantada em 1965 pelo construtor que deu nome à unidade. A homenagem foi uma solicitação do vereador Jair Pedri em reconhecimento as contribuições da comunidade escolar no fomento da educação e para o desenvolvimento do município.

Segundo Pedri, a construção de um processo educativo pressupõe o engajamento de cinco grupos fundamentais. “A família, os alunos, os professores, os gestores educacionais e o próprio Estado”, explica. Para ele, o grau de dedicação de cada um destes grupos ao processo educativo refletirá diretamente na qualidade do ensino oferecido pelas escolas às crianças. Jair acredita que a relação entre família e escola sofreu mudanças significativas nos últimos tempos e hoje, professores, coordenadores e diretores tentam motivar os pais a participarem das atividades escolares. “Não raro o professor, o coordenador ou o diretor vira a mãe, o pai ou o irmão mais velho do seu aluno”, comenta. “Vivem os seus sofrimentos e compartilham de suas alegrias”, continua.

O vereador afirma que existem, principalmente, dois motivos para os professores persistirem na profissão: o amor pelo trabalho que realizam e a esperança de um futuro melhor para as crianças que ensinam. “A escola precisa ser um agente emancipador, que prepare seus alunos para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho”, afirma o vereador destacando a importância de uma escola que forme cidadãos críticos e criativos. Jair Pedri agradeceu os pais, alunos, professores, dirigentes, ex-alunos, ex-professores e ex-dirigentes da Escola Albano Kanzler. “Minha gratidão a toda a comunidade escolar, por sua dedicação às nossas crianças e jovens ao longo desses 50 anos de história”, manifestou.

Jair Pedri, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Alcides Pavanello, entregou uma placa e flores a atual diretora, Marlice Fernandes Heidmann, pelo Jubileu de Ouro do Colégio Municipal Albano Kanzler. Jeferson de Oliveira e o vereador João Fiamoncini, entregaram placa e flores ao doador do terreno da Escola Municipal Albano Kanzler, Gustavo Hagedorn (in memoriam), representado pelo neto, Loreno Luiz Hagedorn. Amarildo Sarti e Jocimar de Lima entregaram placa e flores ao construtor e patrono da unidade, Albano Kanzler (in memoriam), representado pelo sobrinho neto, Alíatan Kanzler. O vereador Pedro Garcia e o secretário municipal da Educação, Elson Quil Cardoso, entregaram placa e flores a primeira diretora da escola, Veralba Maria Freiberger Pereira. A presidente da Casa, professora Natália Lúcia Petry, juntamente com Ademar Possamai, entregou placa e flores para Ida Rachel Hillbrecht da Silva pelos 30 anos de serviços prestados na instituição de ensino.

O secretário municipal da Educação, Elson Quil Cardozo, cumprimentou os educadores e estudantes que representam a escola que, segundo ele, sempre foi uma referência. Para Elson, a escola se constrói através da comunidade. Ele explica que comemorar não significa festejar, mas sim memorar junto. “Significa lembrar a história e as pessoas, para que possamos construir um futuro com isso”, deseja. “A história de 50 anos só aconteceu por conta de muitas pessoas”, lembra. O secretário agradeceu Jair Pedri pela sugestão da homenagem e afirmou que Jaraguá do Sul tem a responsabilidade de olhar para o futuro, mas também celebrar o passado.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Alcides Pavanello, a escola é um templo de luz e sabedoria, um ponto de chegada, mas também um ponto de partida. “Enquanto vemos nos noticiários, fatos negativos relacionados a unidades escolares, Jaraguá do sul têm educandários que nos enchem de orgulho”, afirma. Segundo ele, não é preciso voltar muito no tempo para falar da importância da unidade homenageada. “A educação é algo integral e a Albano Kanzler tem feito isso de forma referencial”, declara.

A diretora da escola Albano Kanzler, Marilice Fernandes, agradeceu o vereador Pedri e a Câmara pela homenagem. Emocionada, pediu que os edis nunca se esquecessem dos ensinamentos preciosos de Nelson Mandela que dizia que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. A diretora comentou a responsabilidade de representar hoje toda a história da instituição e das pessoas que investiram suas vidas na arte de educar. “Penso nas pessoas que ensinaram a parceria, solidariedade, divisão, soma e multiplicação com seus atos”, lembra. Segundo ela, esta trajetória não seria possível sem um elo imprescindível na corrente do conhecimento: os professores. “São aqueles que ao longo destes 50 anos vem continuamente aprendendo, capacitando-se e adequando-se a grandes mudanças”, afirma. “O professor é um mediador do saber”, declara.